Os objetivos do curso são:

  • Capacitar profissionais das mais diversas áreas no trato com o patrimônio cultural, com o firme propósito de viabilizar a sua preservação às gerações futuras;
  • Potencializar vocações e iniciativas regionais preocupadas com a manutenção do patrimônio, preparando gestores para o setor;
  • Instrumentalizar o reconhecimento e valorização do patrimônio construído;
  • Estudar e analisar leis teorias e conceitos que tratam da preservação do patrimônio material e imaterial;
  • Compreender o sistema de normas legais que envolvem a preservação e a conservação de ambiente construído;
  • Reconhecer as técnicas de conservação de bens históricos;
  • Orientar a elaboração de projetos tanto no que se refere à educação patrimonial quanto à capacitação de recursos específicos para a área de preservação.

Público–Alvo

O curso pretende atender à demanda de profissionais que já atuam na área, especialmente funcionários das diversas prefeituras do entorno de Belo Horizonte. Destina-se a graduados de diversas áreas e que estabelecem um diálogo com a atuação, reflexão, pesquisa e trabalho com a área do patrimônio histórico e cultural: história, arquitetura, educação, urbanismo, belas artes, restauração, biblioteconomia, turismo, administração, políticas públicas, arquivologia, comunicação social, antropologia, dentre outros. O material de divulgação será encaminhado para as Secretarias Municipais e Estaduais de Cultura de Minas Gerais. Como o curso será quinzenal, possibilitará a presença de interessados que residam em outras cidades do Estado.

Diferenciais:

– Aulas práticas em campo com profissionais atuantes na coordenação de projetos de inventário, tombamentos e registros do patrimônio cultural em Minas Gerais e no Brasil.
– Atividades em parceria com instituições reconhecidas na área, como o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG), Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH), Diretoria de Patrimônio Cultural de Belo Horizonte (DIPC) e escritórios de consultoria na preservação do patrimônio cultural.
– Visitas Técnicas a arquivos, museus, bens culturais e instituições dedicadas à preservação do patrimônio cultural.
– União entre a teoria e a prática voltada para a formação de profissionais que possam desempenhar múltiplas atividades relacionadas à preservação e promoção do patrimônio cultural.
– Diálogo com as práticas mais atuais de Educação Patrimonial, o que permite, também, a formação continuada de professores de História da rede pública e privada.
– TCC’s voltados para estudos de caso, o que aprofunda a capacitação técnica do aluno a partir de situações concretas.

Venha Para o UniBH
Detalhes sobre o curso nesta unidade:

Alguma dúvida?

Mande seu email e telefone para falarmos com você!

Inscreva-se