Descrição:
A oficina tem como objetivo capacitar professores das escolas privadas e públicas da região metropolitana de Belo Horizonte/MG em práticas de Comunicação Não-Violenta de modo que estes possam utilizá-las em suas rotinas de sala de aula, na relação com os alunos e também com os demais membros das comunidades escolares. Nossa oficina tem caráter multidisciplinar, será orientada por contribuições de abordagens oriundas da Educação, da Comunicação Social e da Psicologia e apresentará, ainda que de modo sucinto, a seguinte estrutura: iniciaremos com uma atividade de sensibilização para o tema, de modo a convidarmos os participantes ao trabalho e demonstrarmos a relevância e os benefícios da prática da Comunicação Não-Violenta no nosso cotidiano e na Escola. Em seguida, faremos uma breve exposição dos fundamentos da Comunicação Não-Violenta e principais ideias, valores básicos e universais que orientam as práticas voltadas para esse tema – como os quatro passos da CNV, a escuta empática e o perigo da história única – em diversos campos do conhecimento, como o jurídico, por meio da mediação judicial, por exemplo.
Vagas: 50
Local: campus Buritis
Público-alvo – todos os professores
Duração: 3 horas
Proponentes – Ana Rosa Vidigal Dolabella e Rogério Felipe Santos Teixeira
Currículo:
Ana Rosa Vidigal Dolabella é professora pesquisadora e extensionista no UniBH há quinze anos nas áreas de Educação e de Comunicação. Doutora em Língua Portuguesa pelo PDEE Capes Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Université Stendhal Grenoble III/França. Formanda em mediação judicial pelo TJMG em 2019. Estudiosa da CNV e das práticas restaurativas nas escolas. Professora multiplicadora desde 2018 nas oficinas de professores do Sala Mais Ânima Educação. Pós-graduanda na formação de ensino superior em parceria com a Universidade da Finlândia/ Instituto Ânima/UniBH.
Rogério Felipe Santos Teixeira é psicólogo, graduado em Psicologia com ênfase em Educação na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-MG (2005); Possui Mestrado em Psicologia Social adquirido através do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social na Universidade do Estado do Rio de Janeiro PPGPS – UERJ (2008) , em que esteve vinculado à linha de pesquisa Contemporaneidade e Processos de Subjetivação; Pesquisador do uso de Novas Tecnologias Informacionais de Comunicação (NTICs) e seus desdobramentos em processos de subjetivação; Experiência em Educação, Educação a Distância – EAD