Estudantes de Comunicação e Design lançam nova edição do Jornal Impressão

Em 2020, o jornal ganhou sua primeira versão digital e podcasts exclusivos

O Jornal Impressão é o jornal laboratório do curso de Jornalismo do Centro Universitário de Belo Horizonte – UniBH. Há quase 40 anos, o Impressão se apresenta como um espaço de experimentação, onde os alunos são convidados à vivência de uma redação com diversos desafios humanísticos, éticos e técnicos da profissão.

A CACAU – Comunidade de Aprendizagem em Comunicação e Audiovisual do UniBH é a responsável pela produção do jornal, com a participação de estagiários e colaboradores interessados nas áreas de Comunicação e Design. São produzidas duas edições por semestre, que formam dois cadernos. O primeiro caderno constrói um dossiê de um assunto macro, definido pelos próprios estudante, e o segundo, chamado Do!s, traz conteúdos relacionados à cultura.

Confira o editorial da edição 215, de dezembro de 2020, escrito pela aluna Fernanda Freitas:

Em 2020, na medida em que ninguém devia colocar o pé na rua para curtir e aglomerar, a internet se fortaleceu ainda mais em nosso cotidiano. Se, antes, a interface digital era uma extensão da vida offline, essa situação, em alguns aspectos, se inverteu. O faturamento do e-commerce, por exemplo, cresceu 47% no primeiro semestre do ano, maior alta em duas décadas (!), segundo dados do Webshoppers. Mas se mais tempo online é sinônimo de mais consumo, seja ele de notícias, músicas, produtos ou serviços, surge uma preocupação: a segurança dos nossos dados.

Os dados coletados pelos sites e aplicativos são usados para nos direcionar a mais conteúdos atrativos, e quando nos damos conta, estamos enrolados em uma teia de consumo que fica cada vez maior. O dossiê do primeiro caderno desta edição do Jornal Impressão discute o consumo sob essa e outras perspectivas, como os perfis de comportamento, sensação de pertencimento e consumo consciente.

Além disso, nosso Caderno Do!s também abre espaço para uma reflexão sobre representatividade na mídia, a taxação de livros, o mercado de games no Brasil e a “militância de sofá”. Venha refletir conosco.

A edição 215 já está disponível para download e leitura. Acesse:

Caderno I

Caderno II