31 maio 2019

Alunos de Direito do UniBH simulam debate em Torneio Jurídico

As equipes finalistas discutirão o tema “Possibilidade de condenação em honorários sucumbenciais na Justiça do Trabalho”

Os alunos do 3º ao 10º semestre do curso de Direito, do Centro Universitário de Belo Horizonte-UniBH, participam do 3º Torneio Jurídico promovido pela instituição de ensino. O torneio consiste em duas etapas com tema único, sendo a fase final o debate entre os finalistas da competição, programada para o dia 31 de maio, no campus Lourdes.

Os alunos se dividiram em equipes e as inscrições foram feitas pelo Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ). A primeira fase consistiu na entrega de um parecer sobre o tema “Possibilidade de condenação em honorários sucumbenciais na Justiça do Trabalho”. As peças foram avaliadas por uma comissão anônima, que elegeu três equipes para o debate final: Kelsen, Amicus Curiae e Alea Jacta Est.

O assunto da discussão foi escolhido por um grupo de professores em um ‘bate-papo’, e o objetivo da competição é “que os alunos encontrem respostas para um problema atual que ainda não tem solução”, explica o professor Dr. Daniel Queiroga, responsável pelo evento.

1º Torneio Jurídico

O 1º Torneio Jurídico aconteceu no primeiro semestre de 2018, de abril a junho. O processo também foi feito em etapas. Após a divulgação do tema, duas datas foram estabelecidas para entrega das peças escritas – acusação e defesa. Após avaliação da banca, os finalistas participaram do debate final no dia 21 de junho. O tema do 1º Torneio Jurídico foi “tráfico de seres humanos, órgãos e exploração sexual”.

2º Torneio Jurídico

O 2º Torneio Jurídico aconteceu no segundo semestre de 2018, de setembro a dezembro. O processo também foi feito em etapas. Após a divulgação do tema, duas datas foram estabelecidas para entrega das peças escritas – acusação e defesa. Após avaliação da banca, os finalistas participaram do debate final no dia 10 de dezembro. O tema do 2º Torneio Jurídico foi “Interrupção da gestação em caso de hidrocefalia”.