18 jul 2019

Software inteligente, estamos prontos? Quero trabalhar com IA, quais desafios?

Programação deste meetup de IA:

19:00 às 19:50 – Estamos prontos para entregar software inteligente? – Tiago Moura – Hop
19:50 às 20:40 – Quero trabalhar com IA! Oportunidades e desafios para entrar nesse mercado – Gustavo Reis – Hop
20:40 às 21:00 – Perguntas
21:00 às 22:00 – Happy hour – cerveja e snacks

Detalhes:
1) Palestra: Estamos prontos para entregar software inteligente?
Nas últimas décadas fizemos um excelente trabalho na evolução dos nossos processos, práticas e metodologias de Engenharia de Software, o que viabilizou a entrega de software mais barato, mais rápida e com qualidade! Porém, com a popularização das tecnologias relacionadas a Inteligência Artificial, colocamos um novo desafio na mesa ao se entregar software. O objetivo dessa sessão é apresentar quais são as principais mudanças e como nós devemos encará-las com o objetivo de conseguir entregar software inteligente cada vez mais barato e com qualidade!
– Palestrante: Tiago Moura, CTO da Hop. Durante sua carreira teve experiências como consultor de engenharia de software e arquiteto. Hoje em dia, seu principal interesse é a construção de soluções com inteligência artificial aplicada. Ele também defende a importância de comunidades e padrões abertos para a criação de soluções altamente inovadoras. Possui graduação e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Por dois anos foi reconhecido como IBM Champion – graças a suas contribuições e conhecimento na comunidade da IBM – em março de 2018, ele recebeu o título de IBM Lifetime Champion, um prêmio concebido para os IBM Champions que vão além dos seus pares. Tiago está sempre envolvido com comunidades e grupos de pesquisa. Lidera o grupo de pesquisa da Hop e é pesquisador filiado ao LATACI Research Institute.

2) Palestra: Quero trabalhar com IA! Oportunidades e desafios para entrar nesse mercado
Aprendizado de Máquina e Inteligência Artificial como um todo são tópicos quentes na área de tecnologia e é difícil não ficar apaixonado pelas possibilidades que estão surgindo. Para surfar nessa onda empresas de todos os portes estão investindo em iniciativas e projetos que demandam mão de obra qualificada e atualmente, escassa. Porém, nem sempre é claro como entrar nesse mercado, como fazer a transição a partir de uma outra carreira em tecnologia ou como já direcionar corretamente desde o inicio. Nesse bate-papo vamos falar um pouco da realidade do mercado, oportunidades e desafios para profissionais que tenham interesse e queiram atuar na área.
– Palestrante: Gustavo Reis – Diretor de Operações da Hop, atua há mais de 13 anos suportando grandes empresas a se transformarem pela adoção de práticas modernas de desenvolvimento de software e pela construção de produtos e soluções inovadoras. Na Hop é responsável pela criação e execução de modelos de negócio aplicando tecnologias como IA e Blockchain e pela formação de times de alto impacto. Desde 2015 atua em iniciativas acadêmicas e projetos para elaboração de modelos de capacitação de profissionais em Desenvolvimento de Software, Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina e Processamento de Linguagem Natural. Reconhecido pela IBM com o título de IBM Champion nos anos de 2018 e 2019, pela sua expertise e suporte a comunidade, principalmente no tópico de Computação Cognitiva.