Grandes vencedores do concurso Você no Portal Uai

Por Fernanda Cris Gomes – Estagiária CACAU

Banca de avaliação do concurso Você no Portal UAI / Créditos: Alexandre Milton

Ontem, 11/07, foi a banca do I Concurso Comunicação Empreendedora – edição Você no Portal Uai, desenvolvido pelo UniBH, por meio da Comunidade de Aprendizagem em Comunicação e Audiovisual – CACAU, em parceria com o Estado de Minas. Os alunos participantes apresentaram seus projetos para um júri composto pelo professor e coordenador do curso de Jornalismo do UniBH, João Carvalho, e pelos representantes do Portal UAI, Matheus Amoni, responsável pelo setor negócios e tecnologia, e o jornalista e editor do portal, Benny Cohen.

Segundo Matheus Amoni, o principal objetivo dessa parceria é encontrar projetos que sejam interessantes, tanto para o UniBH, quanto para o Portal UAI. “Existe um desafio na parte de comunicação, em conseguir realmente transformar essas excelentes ideias em negócios”, completa Amoni.

Cerca de 20 alunos passaram por monitoria e workshops promovidos pela CACAU e pelo Portal UAI. Nessa última etapa, 7 alunos fizeram apresentações no formato pitch, e tiveram 5 minutos para defenderem suas ideias e 5 minutos para responderem às perguntas da banca. Dos 7 projetos, 4 foram escolhidos para firmarem parceria e produzirem conteúdo para o Portal UAI. A banca julgou os projetos de acordo com seu planejamento e seu caráter inovador, buscando algo que possuísse um diferencial e justificasse o investimento.

Foram selecionados os projetos: Mundo Asperger, do estudante de jornalismo Victor Mendonça; Metamorfose, da estudante de jornalismo Izabela Cardoso; Coletivo Vênus, das estudantes de jornalismo Victória Farias e Rita Luiza; e a proposta de podcast, apresentada pela estudante de psicologia Erica Oliveira.

Com o apoio das duas instituições produtoras do concurso, no próximo semestre os selecionados começarão a tirar seus projetos do papel e a produzir conteúdos.

Os grandes vencedores

Victor Mendonça apresentando o projeto Mundo Asperger/ Créditos: Alexandre Milton

Victor Mendonça, 22 anos, diagnosticado autista aos 11 anos, e Selma Sueli Silva, 55 anos, diagnosticada autista há 3 anos. “O portal Mundo Asperger é um projeto que nasceu de mãe e filho, para falar sobre esse fascinante mundo do autismo. Resolvemos nos unir para levar informações sobre esse meio, fazendo entrevistas, e alcançar cada vez mais pessoas de forma leve e com muito bom humor”, explica Selma.

Izabela Cardoso apresentando o projeto Metamorfose/ Créditos: Alexandre Milton

Izabela Cardoso, 24 anos. “O nome do meu projeto é Metamorfose, e ele vai falar sobre ações que promovem a mudança do pensamento, através de uma plataforma que leve mensagens positivas, mapeamento dos hobbies e talentos das pessoas, para elas entenderem que são únicas, que elas conseguem superar os desafios do mundo contemporâneo”.

Victória Farias apresentando o projeto Coletivo Vênus / Créditos: Alexandre Milton

Victória Farias, 21 anos, e Rita Luiza, 21 anos. “O Coletivo Vênus envolve oferecer consultoria na área de comunicação para pequenos e médios artesãos da região metropolitana de Belo Horizonte”, explica Victória.

Erica Oliveira apresentando sua proposta de podcast  / Créditos: Alexandre Milton

Erica Oliveira, 45 anos. “O meu projeto é a produção de um podcast que visa atingir um público específico, para a melhoria da saúde psíquica e mental”, conta a estudante de psicologia.