I Simpósio de Mercado de Trabalho em Medicina debateu tendências, perspectivas e realidades da carreira médica

No sábado, 20 de junho, o curso de Medicina e a CAMED promoveram o ‘I Simpósio de Mercado de Trabalho em Medicina’. Organizado pelos professores Marconi Augusto dos Reis e Gabriela Araújo Costa e pelas estudantes, Mariana Guarda Aguiar, Maria Luiza Brandão de Faria e Paula Guimarães Ferreira, o evento online abordou tendências, perspectivas e realidades científicas, tecnológicas, éticas e profissionais do mercado de trabalho em medicina e contou com a participação de palestrantes de renome nacional e internacional.

 

Dentre os profissionais convidados estão, Alessandro Ferreira, vice-presidente do Grupo Hermes Pardini, Ana Paula Coelho, sócia proprietária da Aesthetica Clinique, Daniel Bonomi, chefe do serviço de Pneumologia e Cirurgia do Tórax HC UFMG, Jéssica Brito, sócia do escritório Carneiro Consultores e Advogados, Katia Meirelles, diretora médica na WuxiNextCode, Lorenzo Tomé, sócio fundador do Saúde Digital Ecossistema, Mariane Tarabal, diretora de operações da RCS, Mónica Padilla, coordenadora da Unidade Técnica de Capacidades Humanas para Saúde na OPAS/OMS Brasil, Raquel Bandeira, membro da ONG Médicos Sem Fronteiras e Rodolfo Dantas, sócio do escritório Andrade Nigri & Dantas Sociedade de Advogados. Participaram ainda das rodas de conversa a dra. Ana Letícia Silveira e os acadêmicos Gregory Lauar, Handerson Carvalho e Luísa Teixeira.

 

O evento alcançou mais de 1.000 inscritos de todas as regiões do Brasil, sua gravação já obteve mais de 1.700 visualizações e pode ser acessada no Canal do UniBH no Youtube através do link: https://www.youtube.com/watch?v=0tI_ADfgtKk 

 

Retorno positivo

 

O professor Marconi Augusto Aguiar dos Reis e a estudante Mariana Guarda Aguiar falam um pouco sobre a experiência e a realização do I Simpósio de Mercado de Trabalho em Medicina e compartilham mensagens registradas pelos ouvintes na pesquisa de satisfação realizada. Confira:

 

Marconi Augusto Aguiar dos Reis – presidente docente do I Simpósio de Mercado de Trabalho em Medicina

“A ideia de fazer este Simpósio nasceu em plena pandemia, quando iniciamos as atividades online na docência e percebemos as tendências de mudanças no mercado de trabalho, que impactariam o exercício profissional dos alunos que estão na graduação. Logo que a ideia nasceu, tivemos o apoio da Coordenação do Curso de Medicina e de palestrantes de renome nacional e internacional, felizes com a proposta inovadora de levar esta discussão para os alunos. Devido ao sucesso alcançado pelo evento, decidimos ampliar a discussão de mercado de trabalho com participação de equipes multi a fim de seguir debatendo aspectos importantes que devem ser conhecidos pelo futuro médico para que sua inserção no mercado seja a melhor possível. A lição que fica é que precisamos discutir mercado de trabalho durante a formação de médicos”.

Mariana Guarda Aguiar – presidente discente do I Simpósio de Mercado de Trabalho em Medicina

“Desde o início de maio trabalhamos veementemente para proporcionar um evento interativo e enriquecedor para profissionais da área da saúde de todo Brasil. Estamos extasiados com os resultados alcançados e temos a intenção de dar continuidade ao projeto, expandindo e aprofundando a ideia de trazer o debate sobre mercado de trabalho para o meio acadêmico através de nosso Instagram: @smercadodetrabalho. Assumir a presidência discente da organização deste Simpósio foi desafiador mas o aprendizado e o feedback que obtive ao longo dos últimos meses, especialmente, agora, no pós evento, superaram em muito todo o esforço dispendido para que tudo acontecesse da melhor forma, nos mínimos detalhes. Agradeço imensamente a oportunidade e confiança me conferidas pela coordenação do curso de Medicina do UniBH, pela direção do campus Buritis, pelo professor Marconi Aguiar e pela professora Gabriela Costa. Deixo ainda um agradecimento muito especial às minhas amigas e, também, organizadoras do Simpósio Maria Luiza Brandão e Paula Guimarães pela dedicação, parceria e profissionalismo”.

 

Mensagens dos ouvintes na pesquisa de satisfação do I Simpósio de Mercado de Trabalho em Medicina, que registrou cerca de 90% de satisfação máxima

“Gostaria de parabenizar aos organizadores pelo alto nível dos palestrantes convidados e pela escolha dos temas. Fiquei encantado com as histórias de vida dos(as) palestrantes e a importância abordado em cada apresentação. Pude ter uma boa noção de como alguns aspectos da minha formação precisam ser realinhados e notar os meus pontos fortes para alcançar patamares mais extraordinários dentro da medicina. Obrigado por contribuírem positivamente com minha formação”.

Parabéns a organização do evento, os temas foram maravilhosamente abordados e os palestrantes conseguiram evidenciar a importância de ser estar atento às mudanças que a medicina e o mercado de trabalho estão sujeitos”.

 

Eu amei participar deste simpósio de medicina no mercado, sou aluna do primeiro ano de medicina, e essas palestras me ajudaram muito na direção que tenho que tomar. Obrigada por essa oportunidade!”

 

O simpósio foi excelente, abordou temas que geralmente não são discutidos e ensinados durante a formação acadêmica, mas que são de muita importância, como a carreira humanitária, por exemplo, o imposto de renda, gestão de finanças e etc. Minha única sugestão é a realização de um segundo simpósio com temas parecidos, pois é muito bom adquirir conhecimento sobre essa área de marketing, tributação e negócios na carreira médica. Acho importante sabermos sobre esses assuntos antes de formarmos”.

 

Deixo o meu agradecimento pelo grande evento que vocês proporcionaram, entrei na faculdade de medicina esse ano e como só tive 2 semanas de aula ainda estava bem perdida acerca das possibilidades nessa profissão e de certa forma meio desanimada, e esse simpósio foi muito enriquecedor e mostrou muitas coisas pelas quais eu me interesso e que não pensei que podia associar a minha carreira médica, sem dúvidas meu empenho e minha formação não serão os mesmos após esse grande evento”.

 

Créditos: Comissão Organizadora do I Simpósio de Mercado de Trabalho em Medicina