I Simpósio Multiprofissional da Fibrose Cística

O curso de Medicina do UniBH e a Inspirali promoverão no dia 14 de novembro, das 08 às 13 horas, o I Simpósio Multiprofissional da Fibrose Cística. O evento online tem como objetivo promover a discussão e ampliar a discussão sobre a temática e é voltado para estudantes, professores e profissionais da área da saúde.

Dentre os profissionais convidados estão, Dr. Alberto Vergara, coordenador do serviço de Fibrose Cística do Hospital Infantil João Paulo II, Dr. Isaac Rodriguez, Neumologia pediatríca y area COVID pediatrico en el hospital general Zacatecas (Ciudad Zacatecas, México), Dr. Wilson Rocha, coordenador do serviço de pneumologia e alergia pediátrica dos hospitais João Paulo II e Felício Rocho, Dra. Suzana Mello, gastroenterologista pediátrica e coordenadora do ambulatório de Fibrose Cística do Hospital das Clínicas da UFMG, Profa. Elizabet Vilar, gastroenterologista pediátrica e professora associada do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG, Dr. Ervaniso Aquino, fisioterapeuta do ambulatório de doenças complexas – Fibrose Cística do Hospital Infantil João Paulo II, Dr. Marcelo Nogueira, nutricionista clínico do Hospital Infantil João Paulo II, dentre outros grandes profissionais da área.

Para mais informações acesse:

Inscreva-se: https://www.even3.com.br/ismfibrosecistica/

A transmissão será realizada no canal do UniBH pelo Youtube: https://www.youtube.com/user/CanalDoUni/

Acompanhe também pelo Instagram: @ism.fibrosecistica

O evento é organizado pelos professores Marconi Augusto dos Reis e Silvia Quintão Savergnini,  Dr. Alberto Vergara e pelos alunos do curso de Medicina Mariana Abreu, Daniela Ribeiro, Isabela Murta, Gabriele Fialho e Mariana Melo.

Confira o depoimento do coordenador do serviço de Fibrose Cística do Hospital Infantil João Paulo II, Alberto Vergara:

“O tratamento da fibrose cística constitui um desafio para pacientes, familiares e profissionais de saúde e este desafio tem sido vencido dia a dia, com muito esforço, e os resultados alcançados nos permitem vislumbrar um futuro cada vez melhor para as pessoas com fibrose cística.

A literatura médica sobre o tema é vasta e empolgante e, por vezes, é difícil permanecer “up-to-date” com o assunto. Muitos avanços no tratamento da fibrose cística foram depois aproveitados em outras doenças crônicas, tais como a constituição de Centros de Referência, Equipes Multidisciplinares, Terapia Inalatória, Abordagem nutricional, Medicina personalizada e muitos outros.

Este simpósio é uma oportunidade para acadêmicos, médicos e profissionais de saúde de se “aventurarem” nesta fronteira do conhecimento humano que é o estudo da Fibrose Cística”.