Inscrições abertas para o 11º Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza

Já estão abertas as inscrições e indicações à primeira edição on-line (por causa da pandemia do coronavírus) da mais jornalística e amorosa premiação ambiental do Brasil.

Trata-se do 11º. Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza”, versão 2020, sob o tema “Tempos Futuros: de Charles Chaplin à Indústria 4.0”. O evento é promovido pela Revista Ecológico em parceria, pelo segundo ano consecutivo, com o Sistema Fiemg.

Para participar é simples: basta acessar o site www.premiohugowerneck.com.br, fazer o cadastro e preencher os formulários digitais disponíveis. As duas formas de participar são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente on-line até as 23h59 do dia 20/10/2020. Os vencedores serão anunciados em dezembro, durante solenidade também digital.

De Chaplin à Yuval

Inspirado no clássico do cinema mudo “Tempos Modernos”, o tema “Tempos Futuros: de Charles Chaplin à Indústria 4.0” tem como objetivo mostrar a evolução ambiental ocorrida desde a primeira Revolução Industrial, quando o ser humano vivido por Carlitos, foi subjugado pelas máquinas, o que causou desemprego em massa na época.

Isso até os dias de hoje, quando já se vislumbra a quarta revolução em curso, também chamada “Indústria 4.0”, que está mudando o modo de produzir e consumir da humanidade.

A premiação também irá abordar o temor crescente da chamada “disrupção tecnológica” anunciada pelo historiador e escritor israelense Yuval Harari, autor de “Sapiens” e “21 Lições para o Século 21″ um dos maiores pensadores da atualidade, que será homenageado no evento.

As novidades

Conforme permite o regulamento, haverá a criação de duas novas categorias: “Melhor Exemplo de Anúncio do Ano”, para o meio publicitário; e a maior novidade, como contraponto jornalístico, “O Pior Exemplo de Desamor à Natureza”, em aberto.

Quanto à temática proposta este ano, “De Charles Chaplin à Indústria 4.0”, a exemplo das 10 premiações já ocorridas, não significa nem obriga que as inscrições e indicações de projetos, ações, personalidades, etc, versem tão somente sobre o assunto anualmente escolhido.

Trata-se apenas de uma reflexão artística e filosófica que a Revista Ecológico reinventa e promove à cada edição, para aumentar a consciência, empatia e esperança em nós mesmos, em prol de um mundo melhor. Como pregava o ambientalista Hugo Werneck (1919-2008), a quem a Ecológico é dedicada in memorian:

“O mundo será diferente à medida que conseguirmos sensibilizar as pessoas”. Nestes tempos incertos, sombrios e tristes, a música escolhida como trilha sonora da premiação será “Smiles” (Sorria), de Charles Chaplin.

Clique aqui e confira o regulamento, quais as categorias e toda a história da premiação.