”Meu cuidado. Meu conforto”

Live em comemoração ao Dia Mundial de Cuidados Paliativos acontece no dia 10/10, das 08 às 12h

 

O Dia Mundial de Cuidados Paliativos é comemorado anualmente no 2o sábado de outubro. Todo ano a Worldwide Hospice Paliative Care Alliance (WHPCA) lança o tema que marcará as comemorações e iniciativas relacionadas a esse dia. O tema escolhido para 2020 é “Meu cuidado. Meu conforto”.

Por mais simples que possa parecer essa combinação de palavras, “Meu cuidado. Meu conforto”, ela diz muito sobre o que significa Cuidados paliativos. O Cuidado paliativo tem como objetivo principal, criar condições para que a passagem pela terminalidade de cada pessoa, seja envolvida por conforto e por dignidade. Essa dignidade só acontecerá de fato, caso a própria pessoa (ou seus representantes), seja protagonista do seu processo de cuidado. O desejo de cada um deve prevalecer e ser esculpido pela técnica e experiência da equipe que lhe assiste.

Para celebrar o dia mundial de Cuidados Paliativos, vários eventos e iniciativas estão programados para acontecer.
O serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas da UFMG, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), estão organizando um evento online abordando o tema do dia mundial. O objetivo principal desse Webinar é apresentar a importância da inclusão das tecnologias em Cuidado Paliativo nas Redes de Atenção à Saúde (RAS) do SUS.

O evento acontecerá do dia 10 de outubro, das 08 às 12h, e será transmitido pelo canal GeriatriaUFMG no Youtube.

Professora Juliana Elias Duarte (Medicina UniBH)