Ânima Lab Hub: um convite para a experimentação
16 / Setembro / 2024
Mais do que projetos, o Ânima Hub oferece uma oportunidade transformadora para alunos e professores do Ecossistema Ânima de Educação
Na última quinta-feira, 5 de setembro de 2024, ocorreu a final do Shark Hub, uma amostra semestral do Ânima Lab Hub, com a apresentação de nove projetos finalistas de faculdades e instituições Ânima de todo o país. Os projetos, de áreas diversas como engenharia e medicina, tinham em comum propostas tecnológicas com grande potencial para melhorar a vida das pessoas.
O Ânima Lab Hub é uma rede de laboratórios dedicada à criação de oportunidades de experimentação, inovação e empreendedorismo voltada para alunos, professores e empresas parceiras do Ecossistema Ânima de Educação. Nesse ambiente, os participantes se envolvem em atividades práticas e pesquisa aplicada, desenvolvendo projetos inovadores e publicações científicas que muitas vezes incluem ações sociais. A iniciativa também estimula fortemente a criação de novos empreendimentos tecnológicos, conectando-os a aceleradoras, incubadoras e possíveis investidores.
Em entrevista, o professor Flávio Souza, coordenador e cofundador do Ânima Lab Hub, Doutor em Engenharia Elétrica, compartilhou suas experiências, que remontam à criação do projeto. “Vi diversos projetos pelo Brasil sendo potencializados e acelerados, gerando publicações científicas e culminando em produtos.” Segundo ele, a metodologia não só funciona, mas tem produzido resultados concretos.
Na opinião do professor, o Ânima Hub tem grande importância para as instituições do Ecossistema Ânima, pois permite que alunos e professores trabalhem em projetos reais, experimentem e vejam como um projeto funciona na prática. Ele explica que há vantagens em participar, independentemente do grupo a que você pertença. O estudante pode vivenciar o dia a dia de um projeto; o professor, experimentar e perceber o potencial de uma ideia; e as empresas parceiras podem criar algo novo ou explorar novas frentes com potencial de retorno, além de estabelecer parcerias entre profissionais.
Como mensagem final, Flávio Souza incentiva os estudantes do Ecossistema Ânima: “Participem, vivam e se dediquem aos projetos. Há projetos que foram publicados em mais de 12 países e quase uma dezena que estão sendo transformados em produtos. É uma experiência única.” Para aqueles interessados em projetos tecnológicos, o Ânima Lab Hub é uma excelente oportunidade para aproveitar seus anos na faculdade, seja como aluno ou professor.
Quer saber mais sobre o Ânima Hub? Acesse o site e fique por dentro https://www.animahub.com.br/
*Escrito por Bárbara Kristina – Estudante de Jornalismo do UniBH