Curso de medicina do UniBH inaugura dois espaços para atender a formação de alunos

Matéria

29 / Março / 2023

Centro de simulação médica e atelier de forma e função apresentam uma estrutura de ponta agora à disposição de alunos(as) e professores(as) do curso de medicina do UniBH

Por Amanda Alves e Rebeca Nicholls, alunas de Jornalismo do UniBH

Na última sexta-feira, dia 24 de março, o UniBH inaugurou, oficialmente, o Centro de Simulação Médica e o Atelier de Forma e Função. Desenvolvidos em parceria com a Inspirali, empresa responsável pela gestão das escolas médicas das unidades do Ecossistema Ânima e líder em tecnologia para educação clínica desde 2008, os dois novos espaços oferecerão a alunos e professores uma estrutura com equipamentos de simulação de última geração para preparar futuros médicos com segurança e assertividade.

De acordo com Nathan Souza, diretor da Inspirali na região de Minas Gerais, a infraestrutura que compõe o centro e o atelier é moderna e com grande densidade tecnológica e conta com a capacitação docente para utilizar os equipamentos disponíveis de forma otimizada. Os espaços, segundo ele, permitem que alunos e professores participem de simulações, com o auxílio de atores e manequins de baixa, média e alta fidelidade e ocorrerão em ambientes protegidos e controlados que permitirão ao aluno errar sem prejuízo aos possíveis pacientes.

Uma oportunidade valiosa de preparação para os futuros médicos do UniBH

De acordo com Eduardo França, diretor do campus Buritis do UniBH, a ampliação da estrutura dos equipamentos de simulação realística, consolidada com a inauguração do centro e do atelier, é de importância gigantesca para a formação dos futuros médicos e foi criada para atender a demanda de crescimento dos cursos da área de medicina do UniBH.

Rodrigo Vieira, coordenador do curso de medicina do UniBH, aponta que a importância dos laboratórios de simulação passa pela qualidade da infraestrutura e da metodologia oferecidas ao aluno. Os novos espaços proporcionam o contato com “pacientes atores” e manequins de simulação com o acompanhamento em tempo real dos professores.

Treinamento seguro para os alunos de medicina

A aluna Brenda Rodrigues, do 8º período, conta que os laboratórios já estavam em uso antes mesmo da inauguração oficial e já foram utilizados por ela. Brenda afirmou que a parte de urgência e emergência é bastante realista e tem ajudado muito na experiência dos alunos, antes mesmo de iniciarem o período de residência médica.

Os laboratórios oferecem a oportunidade de experimentar o atendimento realizado pelo médico numa consulta, num ambiente seguro, porque permite a possibilidade do erro. A aluna deu exemplos de práticas que são realizadas nos espaços de simulação, como a intubação de pacientes e outros procedimentos de risco, sempre com segurança e orientação.

Felipe Barnabé, presidente da Atlética e representante discente no colegiado, aluno do 8º período, conta que as expectativas da utilização dos espaços de simulação pelos alunos são as melhores. A ideia é que o aluno de medicina esteja cada vez mais preparado para adentrar ao mercado de trabalho, seguro para enfrentar os desafios da profissão e que se forme como profissional capacitado.

Lara Bicalho, do 3° período, afirma que os professores estão evoluindo junto com os alunos na utilização dos novos laboratórios e elogia as simulações de que participou até agora, assim como os equipamentos disponíveis. Ela espera que os espaços de simulação auxiliem na sua evolução e formação como médica.

O curso de medicina do UniBH dá um importante passo para sua consolidação como um dos melhores do Brasil com a inauguração destes novos espaços, e segue rumo a uma experiência de formação em medicina com excelência preparatória em relação à infraestrutura e ao material humano disponível.