Observatório Contábil do UniBH oferece atendimento para ajudar na declaração do Imposto de Renda

15 / Março / 2023

Quem está com a papelada pronta vai ter mais tempo para preencher o IR este ano, a Receita já liberou o programa que pode ser baixado no computador, pelo celular ou ser acessado pelo site www.gov.br/receitafederal. Além disso, vai poder contar com a ajuda de alunos e professores do curso de Ciências Contábeis do UniBH, no Observatório Contábil do centro universitário. O projeto irá oferecer atendimento gratuito para quem precisa de orientação para preencher a declaração e não cair na malha fina.

Com o Observatório Contábil, projeto exclusivo dos alunos da graduação de Ciências Contábeis, as pessoas podem buscar auxílio para serviços como fazer o Imposto de Renda da Pessoa Física, Tributação das Pessoas Jurídicas, Inscrição, Regularização e Baixa de Microempreendedores individuais, dentre outros. “O projeto é uma experiência de troca entre a comunidade e os estudantes. O contribuinte entende melhor os processos burocráticos para se preparar para o próximo ano e os alunos têm a oportunidade de aprofundar os conhecimentos, aliando o aspecto prático da Contabilidade às teorias vistas em sala de aula”, completa o professor Thiago Santos, coordenador do Observatório e professor de contabilidade do UniBH. Os atendimentos são supervisionados por professores do curso.

Para os interessados em agendar um atendimento, basta preencher uma ficha online disponível no link a seguir: https://forms.gle/wXX8HHxgFzmA6MXaA

RESTITUIÇÃO

A Receita Federal espera receber 39,5 milhões de declarações este ano. Precisa declarar quem, no ano passado, teve rendimentos tributáveis acima do limite de R$28.559,70, este valor é o mesmo da declaração do imposto de renda anterior. A entrega deve ser feita entre os dias 15 de março a 31 de maio.

A novidade este ano é que, além dos idosos e pessoas com deficiência, pessoas que fizerem a declaração usando o modelo pré-preenchido, ou indicar uma chave PIX do tipo CPF, também terão prioridade no recebimento da restituição.

O modelo pré-preenchido já puxa dados da declaração do ano anterior e de informações que já são de conhecimento da Receita Federal. O documento será disponibilizado no dia 15 de março.

Segundo o economista e professor do curso de Gestão do UniBH, Fernando Sette Jr., o contribuinte pode usar o app como uma ferramenta para ajudar a recolher todas as documentações necessárias para a declaração. “Aqueles que têm contas em mais de um banco, devem ficar atentos ao colocar os informes de rendimento de todas as agências bancárias, além dos gastos com educação e com saúde. A pessoa que vai declarar pela primeira vez pode aproveitar e baixar o app, que já está disponível, pois o sistema é novo, e se adiantar de alguma forma”, aconselha.

Quem não apresentar ou entregar a declaração fora do prazo vai pagar multa de no mínimo R$165,74, mesmo que não tenha imposto a pagar. O valor máximo é o equivalente a 20% sobre o IR devido.