UniBH é o melhor Centro Universitário de BH pela 3ª vez consecutiva

UniBH é o melhor Centro Universitário de BH pela 3ª vez consecutiva

4 / Abril / 2023

Em levantamento feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Índice Geral de Cursos (IGC), elegeu pela terceira vez consecutiva o UniBH como melhor centro universitário de Belo Horizonte. Nos resultados divulgados na última terça-feira, referentes a 2021, a instituição ficou também entre as 30 melhores do país e a 5ª melhor de Minas Gerais.

Para Rafael Ciccarini, reitor do UniBH, o ótimo resultado reforça ainda mais o propósito do centro universitário: “Nossa visão é transformar o país pela educação de qualidade, oferecendo experiências transformadoras, colocando sempre nossos alunos e alunas como protagonistas de sua formação e potencializando suas jornadas para que eles possam obter resultados eficientes em suas vidas e carreiras”, afirma.

O IGC tem por base uma média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição. Assim, sintetiza num único indicador a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da mesma instituição de ensino. O resultado é divulgado anualmente pelo Inep/MEC, imediatamente após a divulgação dos resultados do Enade.

Integrante do Ecossistema Ânima, o UniBH oferece mais de 40 cursos de graduação nas modalidades bacharelado, licenciatura e graduação tecnológica, além de dezenas de cursos de pós-graduação Lato Sensu. São cerca de 120 salas de aula e 117 laboratórios diversos, além de auditório, espaços de coworking, hospital veterinário, Clínica Integrada da Saúde, Clínica Odontológica, Centro de Produção Multimídia e uma biblioteca com mais de 100 mil volumes.

A vivência no campus
Um dos diferenciais do UniBH é a possibilidade ofertada para os seus estudantes, de vivenciar a prática de sua futura profissão já dentro do campus. Alguns exemplos são os cursos da área da saúde como enfermagem, fisioterapia, odontologia, nutrição, educação física e medicina que possuem clínica escola com atendimento ao público geral, academia, laboratórios e projetos de extensão e voluntariado.

Na medicina veterinária, os alunos têm oportunidade de realizar atividades práticas no Complexo Veterinário do campus, além de participar de grupos de estudo como o Grupo Resgate Animal, que se destaca no voluntariado na realização de resgates de animais de qualquer porte, em ações realizadas em Belo Horizonte, Brumadinho, Pantanal, Santa Catarina, Ceará e no Chile. O grupo que começou com 10 integrantes em 2019 e hoje reúne mais de 25 resgatistas fixos, já resgatou mais de 500 animais ao longo dos seus 4 anos de atividades. Além disso, o Grupo tem sido destaque na imprensa nacional e internacional em reportagens sobre os resgates realizados em situações de desastre ou risco para os animais.

Na área de gestão e negócios são desenvolvidos projetos que oferecem serviços gratuitos para a comunidade, como o Observatório Contábil, que oferece assistência gratuita para fazer o Imposto de Renda, Tributação, Inscrição, Regularização e Baixa de MEI, dentre outros.

Nos renomados e tradicionais cursos de comunicação, alunos de jornalismo, design gráfico e publicidade e propaganda os estudantes podem atuar em atividades promovidas pela Comunidade de Aprendizagem em Comunicação e Audiovisual (CACAU), além de participar de grandes eventos como a Virada Cultura, Carnaval e o Noturno dos Museus.