Olá! Precisa de ajuda? Entramos em contato com você ;)

Faça aqui seu pré-cadastro para a entrevista e compareça ao campus Buritis
Prouni 2019

Inscreva-se

Saiba como concorrer a
bolsas do Prouni

LOCAL DAS ENTREVISTAS

 

BURITIS

Não matriculados: CAC – CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CANDIDATO

Matriculados: CAF – CENTRAL DE ATENDIMENTO FINANCEIRO

Av. Professor Mario Werneck, 1685, Estoril – Prédio Carandá 2

De segunda à sexta das 9h às 18h

 

Vamos dar início ao processo de entrevista para preenchimento das vagas de Bolsa Remanescente do 2º semestre de 2019.

Candidatos (as) que manifestar interesse em participar do Processo Seletivo do Programa Universidade para Todos – PROUNI, devem ficar atentos (as) ao CRONOGRAMA ABAIXO.

Edital 46.

INSCRIÇÕES:

  • Bolsas Remanescentes: As inscrições para a ocupação das bolsas Remanescentes do PROUNI deverão ser efetuadas exclusivamente pela internet no endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br;
  • Deve ser observado os seguintes períodos:
  • I  de 5 a 16 de agosto de 2019, para CANDIDATO, não matriculado na instituição de educação superior – IES em que deseja se inscrever à bolsa remanescentes; ou
  • II de 5 de agosto de 2019 até o dia 30 de setembro de 2019, para CANDIDATO, matriculado na instituição de educação superior – IES em que deseja se inscrever à bolsa remanescentes;
  • Pode inscrever-se às bolsas remanescentes do Prouni 2019/2 o candidato que atenda a uma das condições a seguir:
  • – seja professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública, para os cursos com grau de licenciatura destinados à formação do magistério da educação básica; ou
  • – tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, a partir da edição de 2010, que tenha obtido nota igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota na redação superior a 0 (zero).
  • Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve ter renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Além disso, o candidato deve atender a, pelo menos, um dos requisitos abaixo:
  • – ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola da rede particular na condição de bolsista integral da própria escola;
  • – ser pessoa com deficiência; ou
  • – ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesse caso, não é necessário comprovar renda.

O CANDIDATO que tenha efetuado inscrição à bolsa de que trata este Edital deverá comparecer à IES nos 2 (dois) dias úteis subsequentes ao da sua inscrição para proceder à comprovação das informações prestadas, devendo atender às mesmas exigências dos CANDIDATOS pré-selecionados nas chamadas regulares do processo seletivo do Prouni referente ao segundo semestre de 2019. Não comparecendo neste prazo, será considerado reprovado e a bolsa respectiva retornará ao sistema para inscrição de novo candidato.

 

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

  1. As bolsas remanescentes concedidas no âmbito deste Edital não terão efeitos retroativos, vigendo a partir da data de emissão do correspondente Termo de Concessão de Bolsa.

5.1.1. É vedada a cobrança de quaisquer valores referentes a mensalidades, semestralidades ou anuidades de estudantes não matriculados na instituição para a qual a bolsa remanescente for concedida.

5.2. Nos casos em que a matrícula do ESTUDANTE para a qual a bolsa remanescente foi concedida for incompatível com o período letivo da IES, acarretando sua reprovação por faltas, a instituição deverá emitir o Termo de Concessão de Bolsa e suspender seu usufruto até o período letivo seguinte, nos termos dos artigos 6º e 7º da Portaria Normativa MEC nº 19, de 20 de novembro de 2008.

 

Conheça todos
Crusos que a Universidade oferece para você

Dúvidas
Frequentes

A renovação do ProUni é realizada todo o semestre, de acordo com as datas estipuladas pelo MEC. Você será chamado pela instituição de ensino para assinar o Termo de Atualização Coletiva de Usufruto da Bolsa ProUni. Os bolsistas do Prouni que tiverem rendimento abaixo do exigido, pela primeira vez, terão que realizar um pedido de reconsideração do benefício. Aqueles que tiverem o segundo baixo rendimento terão sua bolsa encerrada. Após ter a sua bolsa cancelada, o aluno pode continuar matriculado na instituição e pagar as mensalidades do curso a partir do momento que a bolsa for cancelada. Compareça ao CAA do seu campus para realizar a assinatura do cancelamento.

Para se manter no ProUni, você deverá́ ser aprovado em, no mínimo, 75% das disciplinas cursadas em cada período letivo. Exemplo: um estudante que cursa quatro disciplinas em um período letivo, deverá ser aprovado em, pelo menos, três disciplinas, o que representa um percentual de aprovação de 75%. Caso seja aprovado em apenas duas disciplinas, poderá́ ter o financiamento encerrado, porque teve somente 50% de aproveitamento. Neste caso, o coordenador do Prouni, juntamente com os professores responsáveis pelas disciplinas em que houve reprovação, poderá analisar as justificativas apresentadas pelo estudante para o rendimento acadêmico insuficiente e autorizar, por duas vezes, a continuidade da bolsa.

Veja outros exemplos na tabela a seguir:

 

Você pode transferir sua bolsa do Prouni para outra instituição, curso, turno ou campus, a partir do segundo semestre como bolsista, de acordo com os critérios:

O processo de transferência somente é considerado concluído após a formalização da aceitação do estudante pela instituição de ensino de destino, por meio da emissão do Termo de Transferência do Usufruto de Bolsa. Uma vez concluída a transferência, o prazo de utilização da bolsa passará a ser o prazo do curso de destino, subtraído o período utilizado e suspenso no curso de origem.

A instituição e o curso para o qual deseja se transferir estejam regularmente credenciados no Programa Prouni; exista vaga no curso para o qual o estudante deseja se transferir.

Transferência Externa: a Instituição aceita transferência de bolsa parcial e integral para curso de área afins de acordo com a Tabela Capes e mediante chave de transferência emitida pela Instituição de origem;

Transferência Interna: você não pode ter cursado mais de 75% do curso de origem qual foi concedido a bolsa e a permissão ocorre somente para transferência de curso para área afim de acordo com a Tabela Capes.

Para realizar a suspenção da bolsa do ProUni, você deverá comparecer o CAA do seu campus, realizar o trancamento da matrícula e solicitar a suspensão da bolsa por meio do protocolo “ProUni: suspensão/trancamento”. Após o deferimento do protocolo, você deve retornar novamente no CAA do seu campus para assinar o termo de Suspensão. Porém, o período suspenso conta como de efetiva utilização, sendo descontado do prazo máximo de utilização da bolsa, o que deve ser considerado antes do trancamento da matrícula e suspensão da bolsa.

Atenção! A bolsa poderá ficar suspensa por até 4 semestres e, caso você não retorne dentro deste prazo, a bolsa será encerrada. Para o encerramento da bolsa, você deverá procurar o CAA do seu campus e solicitar o cancelamento de sua matricula, por meio do protocolo “ProUni: encerramento”. Após o deferimento do protocolo, você deve comparecer no CAA do seu campus para assinatura do termo de Encerramento. Sendo assim, para suspensão da bolsa, você tem que solicitar o trancamento da matrícula. Para encerramento da bolsa, você precisa solicitar o cancelamento da matrícula.