Possuímos uma equipe qualificada estruturada por profissionais das áreas psicológica e pedagógica, pedagogia e psicopedagogia, abrangendo todas as posições: do estágio à liderança.

• Líder:

Luiz Henrique Carneiro Campos

• Líderes de unidade

Amanda Alves Ramos Piacente

Isabella Campos Freitas D’Avila

• Auxiliar Administrativo:

Ana Carolina Ribas Rabelo

• Educação Assistiva:

Allan Kaíque Reis Massensini

Ana Flávia Ferreira Pascotto

Danielle Pereira de Souza

Heloísa Mara Santos Campos

Thabata Cunha Matta Machado

• Estagiárias:

Nayane Grazielle de Oliveira

Maria Beatriz Neri Flores

O principal objetivo do Núcleo de Orientação Psicopedagógica e Inclusão (NOPI) do UniBH é auxiliar no desenvolvimento integral dos discentes, docentes e colaboradores construindo um ambiente inclusivo fundamentado nos princípios da diversidade, da solidariedade, do diálogo e do respeito às diferenças. Desta forma, buscamos garantir um convívio harmônico, produtivo e saudável entre todos da nossa comunidade acadêmica.

O NOPI – Núcleo de Orientação Psicopedagógica e Inclusão é uma estrutura de caráter permanente, de natureza interdisciplinar e institucional, que tem por finalidades:

1. Proporcionar aos discentes um suporte psicopedagógico de intervenção e prevenção nos processos cognitivos, psicossociais, culturais e pedagógicos;
  2. Oferecer subsídios para docentes em seu trabalho em sala de aula, no que concerne à acessibilidade e aos direitos humanos, contribuindo para a formação humana, política, social e profissional da comunidade acadêmica;
  3. Promover ações inclusivas para atuar nas barreiras que dificultam os estudantes com deficiência de usufruir dos seus direitos fundamentais;
  4. Acompanhar os estudantes com deficiência durante toda a sua trajetória acadêmica, desde o vestibular e desta forma, promover um ambiente acadêmico inclusivo, compreendendo a importância do desenvolvimento da autonomia do estudante.
  5. Estimular e colaborar para o desenvolvimento de projetos e ações que contribuam para a convivência da comunidade acadêmica em sua diversidade biopsicossocial e cultural.

Ações:

• Apoio Psicopedagógico (individual e em grupo);
  • Acolhimento e encaminhamento em saúde mental (o setor não realiza atendimento psicológico, mas acolhe e encaminha para rede parceira);
  • Apoio educacional especializado aos estudantes com deficiência;
  • Apoio aos docentes;
  • Oficinas, palestras, rodas de conversas relacionadas à aprendizagem, inclusão, saúde mental, diversidade e direitos humanos;
  • Projetos, pesquisas e imersões relacionadas aos objetos de atuação do setor.

Atividades realizadas:

• Oficinas de estratégias de estudo e aprendizagem;
  • Intervenções em sala de aula;
  • Mostras culturais de diversidade;
  • Rodas de conversa;
  • Formação para professores e setores administrativos sobre o tema de acessibilidade e inclusão;
  • Ações para empregabilidade de pessoas com deficiência e transgêneros.

Intervenção – curso de Arquitetura e Urbanismo

Curso básico de Libras

Evento visibilidade trans e travesti

Evento sobre acessibilidade