Fique por dentro, o período de rematrícula vai do dia 29/07 a 04/08!
Para medicina, o período é de 18/07 a 24/07, e você pode encontrar o artigo completo aqui.

Caso queira ter acesso aos processos, datas e financiamentos de forma resumida, você pode ler nossa cartilha sobre a rematrícula aqui.

Atenção! 
Mantenha sua bolsa, caso tenha, fazendo sua rematrícula durante o período oficial.
Lembre-se, essa condição está prevista na cláusula 6 do termo aditivo ao contrato de prestação de serviços, que garante a manutenção da sua bolsa.

Você é considerado rematriculado caso tenha pelo menos uma disciplina confirmada.

Como é o processo de rematrícula?
O processo de rematrícula é bem simples e prático. Você consegue realizar a sua rematrícula pelo portal Ulife. Acesse: Menu > Rematrícula > Rematrícula Online. Lá você visualizará todas as disciplinas disponíveis para que você escolha seu horário, bem como disciplinas em outros turnos e campus. Lembrando que temos uma regra institucional que não permite a quebra de módulo.

O que é preciso para a renovação de matrícula?
Sua matrícula é processada automaticamente no módulo regular, caso você não possua pendência financeira alguma. Os critérios para renovação de matrícula, são:

  • A inexistência de pendências financeiras;
  • O pagamento da primeira parcela da semestralidade em tempo hábil;
  • Você deve se atendar e obedecer aos prazos e condições especificadas pela instituição em resoluções, portarias, manuais e calendários internos, que você pode acessar clicando aqui.
  • Sempre que você optar em cursar um módulo, todas as disciplinas deverão ser cursadas, é uma regra institucional;
  • Além do módulo cheio, você poderá cursar outras disciplinas simultaneamente, desde que sejam disciplinas que você tenha sido reprovado, ou seja, de módulo anteriores, não apresentando choque de horário com as disciplinas do módulo regular;
  • Caso possua dispensas ou aprovações dentro do módulo, você terá a opção de cursar o mínimo de 3 disciplinas no semestre. Sendo exceção no caso de possuir menos de três disciplinas para se formar.

Sou aluno regular acadêmico, preciso realizar a rematrícula pelo Ulife?
A Rematrícula de todos os alunos são processadas automaticamente, você só precisa aceitar o contrato do semestre. Caso necessário, estamos aqui para ajudar você!

 

Estou tentando me matricular, mas aparece a mensagem que está com falta de vagas. Como posso realizar minha matrícula?

Neste caso, você pode alterar a turma para outra com vagas no próprio portal de Rematrícula, ou, pode aguardar a possível confirmação da disciplina já solicitada.

 

Eu quero mudar de turma, como faço?
A alteração de turma poderá ser realizada pelo próprio aluno no Ulife no Menu > Rematrícula > Rematrícula Online > Meus Horários > Alterar Disciplinas e Horários. Lembrando que a confirmação da disciplina está condicionada a existência de vagas. Caso ainda exista dúvidas, estamos disponíveis para orienta-lo!

Como realizar mudança de turno/campus?
Você consegue realizar essa alteração no seu Ulife, por meio de protocolo. Acesse: Menu >  Serviços > Solicitações Online. Não esqueça de especificar qual o turno e/ou campus para o qual você deseja ir.

Estou tentando montar minha grade de horários, porém está apresentando choque de horário. O que faço?
Você pode acessar  Menu > Rematrícula > Rematrícula Online, e tentar alterar a turma da disciplina no próprio portal Ulife, caso exista vagas a mesma será confirmada. Se ainda persistir dúvidas, estamos aqui para instrui-lo!

O ADAPTI INGRESSANTE E CONCLUINTE são obrigatórios?
O ADAPTI Ingressante e Concluinte não é mais obrigatório nas grades, mas se você deseja cursar, poderá realizar a sua matrícula via Ulife na aba de rematrícula online.

Para aluno calouro, o ADAPT será confirmado automaticamente sem qualquer cobrança, podendo ser desconfirmada caso não queira cursar.

Para aluno veterano, a disciplina poderá ser confirmada pelo Ulife, sendo cobrado o valor de R$75,00 (Setenta e cinco reais).

Consigo fazer minha rematrícula presencialmente?
Atualmente trabalhamos com a rematrícula somente no processo online, onde você terá maior comodidade em escolher as suas disciplinas. Para isso, é só você acessar seu Ulife > Menu > Rematrícula > Rematrícula online.

Em qual telefone consigo falar com vocês?
Nosso atendimento é virtual, você poderá entrar em contato com a gente pelo Chat ou por Protocolo, na página de rematrícula.

Consigo resolver minhas solicitações de rematrícula em qualquer CHAT da instituição?
Consegue sim, caso não tenha encontrado a resposta de suas dúvidas por aqui, poderá nos acionar entrando no Ulife e terá uma aba para chat.

Qual o horário de atendimento do CHAT da rematrícula?
O nosso horário de atendimento é de segunda à sexta-feira de 08h às 20h.

_____________________________________________________________

Dúvidas sobre turmas especiais
Caso queira saber o que são turmas especiais, como realizar sua matrícula e ainda como ocorre a confirmação da turma, clique aqui .

Dúvidas sobre disciplinas
Por aqui você consegue acessar, dentre outros, às seguintes instruções:

  • O que são disciplinas Optativas
  • Indisponibilidade de optativas
  • O que são disciplinas Eletivas
  • O que são disciplinas equivalentes
  • Procedimento de cancelamento de disciplina
  • Troca de turno/campus para disciplinas

Dúvidas sobre quebra de módulo
Saiba o que é clicando aqui .

Dúvidas sobre disciplinas online e EAD
Encontre aqui assuntos como:

  • É possível acessar minhas disciplinas em EAD?
  • Minha disciplina EAD não aparece no meu acesso
  • Como acesso as disciplinas online?

Financeiro
Você consegue acessar algumas explicações sobre o âmbito financeiro por aqui , são elas:

  • Emissão de boleto;
  • Prazo para confirmação das disciplinas após pagamento da matrícula;
  • Horário de atendimento do CAF.

Confira aqui os horários para 2019/2.*

 

*Os horários disponibilizados nesse link estão sujeitos a alterações.

Disciplinas Internacionais

Preparar-se para o mundo ficou ainda mais fácil! Com a ajuda das disciplinas internacionais gratuitas oferecidas pelo UniBH, os alunos têm a oportunidade de aprender sobre temas essenciais para o mercado de trabalho.

Este semestre serão ofertadas cinco disciplinas: Principles of Finance, Social and Cultural Studies, Revolution I, Revolution II, Industry 4.0.

As aulas são ministradas totalmente em inglês ou espanhol, portanto é necessário ter certo domínio de um dos idiomas.

Todo semestre são ofertadas novas disciplinas. Fique atento ao período de matrícula e não perca esta oportunidade!

Para se inscrever acesse Ulife: Menu > Serviços > Solicitações Online > Matrícula Disciplinas Internacionais

Mais informações abaixo:

Período oficial da rematrícula: De 18 a 24 de julho de 2019.

Para dar andamento ao processo de rematrícula, você deverá:

  • Efetuar o pagamento do boleto de rematrícula;
  • Entrar no portal do aluno entre os dias 18/07 a 24/07, e fazer sua matrícula.
  • O contrato deve conter, em todas as páginas, a rúbrica do aluno, fiador e cônjuge do fiador. Assim como as assinaturas nos campos indicados.

Comunhão Universal de Bens – Necessária assinatura do cônjuge
Comunhão Parcial de Bens – Necessária assinatura do cônjuge
Separação Total de bens – Não é necessária assinatura do cônjuge (na certidão de casamento tem a informação, se tiver no ábaris podemos consultar).

  • Deverá ser preenchida também uma ficha de identificação com os dados do Aluno e Fiador, que está na primeira página do contrato.


Se decidir alterar o fiador, você terá que apresentar toda documentação necessária na entrega do contrato. Lembrando que os valores são referentes a 2019/1.


Como eu realizo a rematrícula?

Para fazer sua rematrícula, acesse o Ulife > Menu > Rematrícula > Rematrícula On-line, dentro do período previsto no calendário acadêmico.

Lembrando que o processo de rematrícula é on-line, não havendo a possibilidade de realizá-lo presencialmente.

Caso não consiga visualizar as disciplinas no ambiente virtual ou precise de ajuda, é só entrar em contato conosco pelo chat. Ele fica disponível no canto inferior direito dentro do ambiente de rematrícula.


Rematrícula – Aluno regular 

Com até três disciplinas pendentes de módulos anteriores a cursar, você é considerado regular acadêmico.

Com a situação financeira regularizada, os horários serão confirmados automaticamente e você só precisa enviar o comprovante por e-mail, clicando em “Enviar comprovante por e-mail”. 

Caso queira informações sobre sala ou nome do professor que irá lecionar suas disciplinas, você deve aguardar e acompanhar pelo Ulife.


Estou com problemas para concluir a rematrícula. O que fazer? 

É importante verificar se o prazo para renovação de matrícula está vigente. Se estiver e mesmo assim você tiver dificuldades para seleção das disciplinas, entre em contato pelo chat. Ele fica disponível no canto inferior direito dentro do ambiente de rematrícula.

 

Veja o passo a passo para realizar a sua rematrícula com tranquilidade:

Seu contrato estará disponível no Ulife até 24/7.
Acesse Menu > Rematrícula para retirar o seu contrato. Lembre-se que o contrato precisa ter rubrica em todas as páginas. Caso tenha fiador, a rubrica dele e do cônjuge deverá estar em todas as páginas também. O contrato de renovação da rematrícula não será recebido com rasuras.
NOVIDADE! A partir de agora você pode curtir suas férias tranquilo e abrir o protocolo no Ulife em Serviços > Solicitações online > Medicina – entrega de contrato digital anexando o contrato preenchido com todas as documentações necessárias.

Seu contrato passará pela validação e em um prazo de 3 dias úteis você receberá o retorno.

Após a validação do seu contrato, você poderá realizar a entrega do documento original no totem de autoatendimento que fica na coordenação do seu curso. Esse processo poderá ser realizado em até 7 dias após o retorno das suas aulas. Não se esqueça que essa entrega é indispensável e, caso ela não aconteça, seu acesso ao Ulife pode ser bloqueado até que a entrega seja feita. Agora que você terá a comodidade de abrir o protocolo online, não serão mais aceitos contratos entregues via SEDEX.

Para aderir ao DA e/ou DCE você deverá abrir o protocolo DA – Ativação e/ou DCE – ativação informando o interesse.
Caso você possua FIES ou ProUni 100% não é necessário fiador. Informe na 1ª página do contrato, assine e rubrique em todas as páginas.

A liberação da sua rematrícula é condicionada a ausência de pendências financeiras de semestres anteriores. Também é necessário que o boleto de rematrícula esteja baixado.
Se você deseja antecipar o semestre e não apresentar fiador, você deve comparecer à CAF para conferir o valor a ser antecipado e, posteriormente acessar o Ulife para abertura do protocolo de Antecipação de Mensalidades. Após o deferimento do protocolo, os boletos referentes à sua antecipação serão gerados para pagamento. Somente após o pagamento das parcelas de 1 a 6 de 2019/2 (baixadas no sistema como pagas) e a inexistência de débitos anteriores acima de R$400,00, você conseguirá realizar a rematrícula.

Inscreva-se