` Rematrícula | UniBH

Fique por dentro, o período de rematrícula vai do dia 23 a 29 de julho!

Clique aqui para ver um vídeo alto explicativo de como realizar sua rematrícula.

Atenção!
Mantenha sua bolsa, caso tenha, fazendo sua rematrícula durante o período oficial.
Lembre-se, essa condição está prevista na cláusula 6 do termo aditivo ao contrato de prestação de serviços, que garante a manutenção da sua bolsa.

Você é considerado rematriculado caso tenha pelo menos uma disciplina confirmada.

Como é o processo de rematrícula?

O processo de rematrícula é bem simples. Se você é aluno regular, sua rematrícula é totalmente automática! Caso queira realizar um possível ajuste em sua grade, você pode acessar o seu portal Ulife em: Menu > Rematrícula > Rematrícula Online. Lá você visualizará todas as disciplinas disponíveis para que você escolha seu horário, bem como disciplinas em outros turnos e campus. Fique tranquilo, qualquer dúvida estamos à disposição para orientá-lo!

O que é preciso para a renovação de matrícula?
Sua matrícula é processada automaticamente no módulo regular, caso você não possua pendência financeira alguma. Os critérios para renovação de matrícula, são:

  • A inexistência de pendências financeiras;
  • O pagamento da primeira parcela da semestralidade em tempo hábil;
  • Sempre que você optar em cursar um módulo, todas as disciplinas deverão ser cursadas, é uma regra institucional;
  • Além do módulo cheio, você poderá cursar outras disciplinas simultaneamente, desde que sejam disciplinas que você tenha sido reprovado, ou seja, de módulo anteriores, não apresentando choque de horário com as disciplinas do módulo regular;
  • Caso possua dispensas ou aprovações dentro do módulo, você terá a opção de cursar o mínimo de 3 disciplinas no semestre. Sendo exceção no caso de possuir menos de três disciplinas para se formar.

Sou aluno regular acadêmico, preciso realizar a rematrícula pelo Ulife?
A Rematrícula de todos os alunos são processadas automaticamente, você só precisa aceitar o contrato do semestre. Para acessar seu contrato, acesse seu portal Ulife MENU> REMATRICULA> CONTRATO.

Estou tentando me matricular, mas aparece a mensagem que está com falta de vagas. Como posso realizar minha matrícula?
Neste caso, você pode alterar a turma para outra com vagas no próprio portal de Rematrícula, ou, pode aguardar a possível confirmação da disciplina já solicitada.

Eu quero mudar de turma, como faço?
A alteração de turma poderá ser realizada pelo próprio aluno no Ulife no Menu > Rematrícula > Rematrícula Online > Meus Horários > Alterar Disciplinas e Horários. Lembrando que a confirmação da disciplina está condicionada a existência de vagas.

Como realizar mudança de turno/campus?
Você consegue realizar essa alteração no seu Ulife, por meio de protocolo. Acesse: Menu >  Serviços > Solicitações Online. Não esqueça de especificar qual o turno e/ou campus para o qual você deseja ir.

O ADAPTI INGRESSANTE é obrigatóris?

O ADAPTI Ingressante não é mais obrigatórios nas matrizes, mas se você deseja cursar, poderá realizar a sua matrícula via Ulife na aba de rematrícula online.

Após a conclusão do ADAPTIi ingressante, o aluno é contemplado com 40H complementares.

Para aluno calouro, o ADAPTI será confirmado automaticamente sem qualquer cobrança, podendo ser desconfirmada caso não queira cursar.

Para aluno veterano, a disciplina poderá ser confirmada pelo Ulife, sendo cobrado o valor de R$70,00 (Setenta reais).

Consigo fazer minha rematrícula presencialmente?
Atualmente trabalhamos com a rematrícula somente no processo online, onde você terá maior comodidade em escolher as suas disciplinas. Para isso, é só você acessar seu Ulife > Menu > Rematrícula > Rematrícula online.

Em qual telefone consigo falar com vocês?
Nosso atendimento é virtual, você poderá entrar em contato com a gente pelo Chat ou por Protocolo na página de rematrícula.

Consigo resolver minhas solicitações de rematrícula em qualquer CHAT da instituição?
Consegue sim, caso não tenha encontrado a resposta de suas dúvidas por aqui, poderá nos acionar entrando no Ulife e terá uma aba para chat.

Qual o horário de atendimento do CHAT da rematrícula?
O nosso horário de atendimento é de segunda à sexta-feira de 08h às 20h.

_____________________________________________________________
Dúvidas sobre disciplinas
Por aqui  você consegue acessar, dentre outros, às seguintes instruções:

  • O que são disciplinas Optativas
  • Indisponibilidade de optativas
  • O que são disciplinas Eletivas
  • O que são disciplinas equivalentes
  • Procedimento de cancelamento de disciplina
  • Troca de turno/campus para disciplinas

Dúvidas sobre disciplinas online e EAD
Encontre aqui assuntos como:

  • É possível acessar minhas disciplinas em EAD?
  • Minha disciplina EAD não aparece no meu acesso
  • Como acesso as disciplinas online?

Financeiro
Você consegue acessar algumas explicações sobre o âmbito financeiro por aqui , são elas:

  • Emissão de boleto;
  • Prazo para confirmação das disciplinas após pagamento da matrícula;
  • Horário de atendimento do CAF.

A rematrícula do curso de Medicina acontece entre 14 e 20/01/21.

 

O protocolo para envio do contrato digital da Medicina 2021/1 já está disponível via Ulife, o mesmo ficará aberto para envio até 18/01/21. Lembrando que o quanto antes o contrato digitalizado e preenchido corretamente for enviado, mais rápido acontecerá seu deferimento e liberação para rematrícula 2021/1. Abaixo segue o passo a passo envio corretamente do mesmo na plataforma Ulife:

1 – Preencher todos os dados do contratante (aluno) + fiador. É preciso assinar (aluno + fiador) todas as páginas do contrato (contrato atual contém 10 páginas).
2 – Caso você se enquadre em desses casos: 1 – PROUNI 100%, 2 – FIES 100% e 3 – Antecipação de parcelas do semestre, neste caso, não precisa do preenchimento do fiador + assinatura, somente o seu preenchimento + assinaturas em todas as páginas do contrato e também escrever essa informação acima na 1º página do contrato.
3 – Precisa ser digitalizado no formato PDF (1 único arquivo).
4 – Renomear o arquivo com um nome mais curto para não ter erro ao abrir.
5 – Prazo de análise do passe acadêmico: 3 dias úteis / Prazo de análise do passe financeiro: 2 dias úteis.

Informações úteis:

– Sobre a entrega presencial do contrato original será alinhado posteriormente com vocês.

– A assinatura do campo Contratante/Representante Legal é necessária para o deferimento do contrato.

– Em todo o processo, informamos que a liberação da sua rematrícula é condicionada a ausência de pendências financeiras de semestres anteriores. Também é necessário que o boleto de rematrícula esteja baixado.

 

Para alunos com bolsa e financiamentos:

O protocolo para envio do contrato digital da Medicina 2021/1 já está disponível via Ulife, o mesmo ficará aberto para envio até 22/01/21. Lembrando que o quanto antes o contrato for enviado, mais rápido acontecerá seu deferimento e liberação para rematrícula 2021/1. Abaixo algumas informações importantes para o envio correto do arquivo:

1 – Preencher todos os dados do contratante (aluno) + fiador. É preciso assinar (aluno + fiador) todas as páginas do contrato (contrato atual contém 09 páginas).

2 – Caso você se enquadre em um desses casos: 1 – PROUNI 100%, 2 – FIES 100% e 3 – Antecipação de parcelas do semestre, não precisa do preenchimento do fiador + assinatura, somente o seu preenchimento + assinaturas em todas as páginas do contrato, além disso é necessário escrever na 1º página da contrato a informação em qual desses casos você se enquadra (Prouni 100% ou FIES 100% ou Antecipação de parcelas do semestre).

3 – Precisa ser digitalizado no formato PDF (1 único arquivo).

4 – Renomear o arquivo com um nome mais curto para não ter erro ao abrir.

5 – Prazo de análise do passe acadêmico: 3 dias úteis / Prazo de análise do passe financeiro: 2 dias úteis. Fique atento ao status do passe (deferido/indeferido) para eventuais retificações.

Informações úteis:

– Sobre a entrega presencial do contrato original será alinhado posteriormente com vocês.

– A assinatura do campo Contratante/Representante Legal é necessária para o deferimento do contrato.

– Em todo o processo, informamos que a liberação da sua rematrícula é condicionada a ausência de pendências financeiras de semestres anteriores. Também é necessário que o boleto de rematrícula esteja baixado.