Projeto de Extensão Ciranda Materna promove a saúde e bem-estar de gestantes

Iniciado no primeiro semestre de 2020, o projeto de extensão Ciranda Materna, tem como objetivo promover acompanhamento médico, psicológico, nutricional e físico de gestantes usuárias da rede pública de saúde de Belo Horizonte e demais gestantes interessadas.

O projeto terá atividades como rodas de conversa semanais com temas relacionados a gestação, como saúde mental, preparo para o parto, amamentação, alimentação e nutrição, pós-parto, maternidade e paternidade responsáveis, meditações e sessões de yoga. As ações do projeto são desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar formada por professores e alunos dos cursos de Medicina, Educação Física, Enfermagem, Nutrição e Psicologia.

Durante a pandemia o projeto está atuando nos meios digitais, com a página https://www.instagram.com/projetocirandamaternaunibh/ onde gestantes interessadas podem se inscrever para receber as orientações. Passado o período de distanciamento social, todos esses serviços serão ofertados gratuitamente na Clínica Integrada da Saúde do UniBH.

Professoras envolvidas: Fernanda Freire (coordenadora), Maria da Consolação Oliveira, Adriana Soares e Liv Braga

Estudantes participantes do projeto:

Curso de Medicina

Ana Luísa Pinho Nascimento, Ariane Miranda Vaz, Caroline Alves Araujo, Flavia Kiza Shiki, Isabella Abidalla do Carmo, Jéssica Pimentel Lino, Josiane Nascimento dos Santos, Karla Silvia de Sousa, Lucca Gontijo Giarola, Luiza Pereira Campos, Melina Andreata Nogueira, Paula Cecília Dias Rodrigues, Paulo Roberto Figueroa Junior, Ricardo Barbosa Soares, Sarah dos Santos Damasceno, Silvia andrade Lopes, Stefania Mendes Chaves, Felipe Augusto Aparecido do Amaral

Curso de Enfermagem

Karoline Bruna Alves de Jesus, Pedro Henrique Vimieiro da Silva, Samaanne Gonçalves Figueiredo, Letícia Mendes Ramos

Curso de Nutrição

Amanda Montanari Del Bisoni de Avelar, Marcella Louise Carneiro de Albuquerque, Paula Costa Borges

Curso de Psicologia

Beatriz Cristina Coelho Pereira, Fernanda Cristina Rezende de Lacerda, Fernanda Mickaela Souza Gonçalves

Curso de Educação Física

Juan Augusto de Paula Alves e Silva