Faça aqui seu pré-cadastro para a entrevista e compareça a unidade para a qual você foi pré-selecionado
Prouni 2019

PRÉ-CADASTRO
INSCRIÇÕES
11 de junho até 14 de julho (às 23h59)
RESULTADO
1º chamada: 18/2 - 2º chamada: 02/07
COMPROVAÇÃO DE INFORMAÇÕES
1ª chamada: de 18 a 25/06 e 2º chamada: 02 a 08/07
LISTA DE ESPERA
Inscrição: 15 e 16/7 | Resultado: 18/07
COMPROVAÇÃO DE INFORMAÇÕES - LISTA DE ESPERA
19 a 22 de julho

Saiba como concorrer a
bolsas do Prouni

PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS – PROUNI PROCESSO SELETIVO SEGUNDO SEMESTRE DE 2019

O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR, no uso das atribuições que lhe confere o art. 2ºdo Decreto nº5.493, de 18 de julho de 2005, e tendo em vista o disposto na Portaria Normativa MEC nº1, de 2 de janeiro de 2015, torna público o cronograma e demais procedimentos relativos ao processo seletivo do Programa Universidade para Todos – Prouni referente ao primeiro semestre de 2019.

  1. DAS INSCRIÇÕES

1.1. As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos – Prouni referente ao segundo semestre de 2019 serão efetuadas em uma única etapa, exclusivamente pela internet, por meio da página do Prouni no endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br, no período de 11 de junho de 2019 até as 23 horas e 59 minutos de 14 de junho de 2019, observado o horário oficial de Brasília – DF.

1.2. Somente poderá se inscrever no processo seletivo do Prouni o CANDIDATO brasileiro não portador de diploma de curso superior que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem referente à edição de 2018, observado o disposto no art. 8º da Portaria Normativa MEC nº 1, de 2 de janeiro de 2015, e que atenda a pelo menos uma das condições a seguir:

I – tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;

II – tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

III – tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

IV – seja pessoa com deficiência;

V – seja professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública, conforme disposto no art. 3ºdo Decreto nº5.493, de 18 de julho de 2005.

1.3. A inscrição no processo seletivo do Prouni condiciona-se ao cumprimento dos requisitos de renda estabelecidos nos §§ 1ºe 2ºdo art. 1ºda Lei nº11.096, de 13 de janeiro de 2005, podendo o CANDIDATO se inscrever às bolsas:

I – integrais, no caso em que a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 1,5 (um vírgula cinco) salário-mínimo; ou

II – parciais, no caso em que a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 3 (três) salários mínimos.

1.3.1. Os limites de renda de que trata o subitem 1.3 deste Edital não se aplicam aos CANDIDATOS referidos no inciso V do art. 3ºda Portaria Normativa MEC nº1, de 2015, no caso especificado em seu respectivo parágrafo único.

1.4. Para efetuar sua inscrição o CANDIDATO deverá, obrigatoriamente, informar:

I – seu número de inscrição do Enem 2018 e a senha mais atual cadastrada no referido Exame;

 

II – endereço de e-mail e número de telefone válidos, aos quais o Ministério da Educação poderá, a seu critério, enviar comunicados periódicos referentes aos prazos e resultados do processo seletivo do Prouni, e demais informações julgadas pertinentes;

III – dados cadastrais próprios e referentes ao grupo familiar;

IV – em ordem de preferência, até 2 (duas) opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência dentre as disponíveis conforme sua renda familiar bruta mensal per capita e a adequação aos critérios referidos nos artigos 3ºe 6ºda Portaria Normativa MEC nº1, de 2015.

1.5. A inscrição do CANDIDATO no processo seletivo do Prouni implicará:

I – a concordância expressa e irretratável com o disposto na Portaria Normativa MEC nº1, de 2015, no Termo de Adesão da instituição de educação superior – IES para a qual o CANDIDATO se inscreveu no Prouni, neste Edital, bem como nos editais das instituições para as quais tenha se inscrito; e

II – o consentimento para a utilização e a divulgação de suas notas obtidas no Enem 2018 e das informações prestadas no referido Exame, inclusive aquelas constantes do questionário socioeconômico, das informações relacionadas ao seu Cadastro de Pessoa Física – CPF no Censo da Educação Superior, assim como os dados referentes à sua inscrição para o processo seletivo do Prouni referente ao segundo semestre de 2019.

 

  1. DAS CHAMADAS

2.1. O processo seletivo do Prouni será constituído de 2 (duas) chamadas sucessivas.

  1. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

Cronograma do MEC:

  • 1ª CHAMADA: 18 de junho de 2019-Resultado para o candidato, com a sua inscrição, acessar o site do ProUni (http://siteprouni.mec.gov.br) e verificar se está na lista dos Pré-Selecionados na 1ª Chamada;
  • Primeira chamada: de 18 a 25 de junho de 2019-Período que os candidatos Pré-Selecionados na 1ª Chamada devem comprovar as informações, enviando os documentos.

 

  • 2ª CHAMADA: 2 de julho de 2019– Resultado para o candidato, com a sua inscrição, acessar o site do ProUni (http://siteprouni.mec.gov.br) e verificar se está na lista dos Pré-Selecionados na 2ª Chamada;
  • Segunda: de 2 a 8 de julho de 2019.-Período que os candidatos Pré-Selecionados na 2ª Chamada devem comprovar as informações dos documentos.
  • LISTA DE ESPERA: 15 a 16 de julho de 2019 – Prazo para os inscritos não selecionados nas chamadas anteriores se manifestarem no Portal do ProUni (http://siteprouni.mec.gov.br) para concorrer.
  • 18 de julho de 2019.– Resultado para o candidato, com a sua inscrição, acessar o site do ProUni (http://siteprouni.mec.gov.br) e verificar se está na lista dos Pré-Selecionados na Lista de Espera;
  • Os CANDIDATOS que tenham manifestado interesse em participar da lista de espera do Prouni deverão comparecer às IES e entregar a documentação pertinente para comprovação das informações prestadas na inscrição e participação em eventual processo seletivo próprio da instituição, quando for o caso, no período de 19 a 22 de julho de 2019.

Fonte: http://siteprouni.mec.gov.br

Site do ProUni: http://siteprouni.mec.gov.br

FAQ: http://siteprouni.mec.gov.br/tire_suas_duvidas.php

Telefone do MEC: 0800-616161

 

LOCAL DAS ENTREVISTAS

 

BURITIS

Não matriculados: CAC – CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CANDIDATO

Matriculados: CAF – CENTRAL DE ATENDIMENTO FINANCEIRO

Av. Professor Mario Werneck, 1685, Estoril – Prédio Carandá 2

De segunda à sexta das 9h às 18h

CRISTIANO MACHADO

Não matriculados: CAC – CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CANDIDATO

Av. Cristiano Machado, 4000, União – Prédio I Horário de atendimento:

Segunda a Sexta-feira das 9h às 18h

Alunos Matriculados: CAF – CENTRAL DE ATENDIMENTO FINANCEIRO

Av. Pastor Anselmo Silvestre, 1.495, Dom Joaquim – Prédio II Horário de atendimento

De segunda à sexta das 9h às 18h

Nos dias 15 e 16 de julho de 2019, os candidatos que tenham interesse em participar da lista de espera do Prouni deverão realizar a sua inscrição.

A manifestação de interesse assegura ao estudante apenas a expectativa de direito à bolsa ofertada no âmbito do ProUni para a qual a referida manifestação foi efetuada, estando a concessão da bolsa condicionada à existência de bolsas disponíveis e ao atendimento de todos os requisitos legais e regulamentares.

18 de julho de 2019 – Resultado para o candidato, com a sua inscrição, acessar o site do ProUni (http://siteprouni.mec.gov.br) e verificar se está na lista dos Pré-Selecionados na Lista de Espera.

 

Os candidatos que tenham manifestado interesse em participar da lista de espera do Prouni deverão comparecer ao campus Buritis (Av. Professor Mario Werneck, 1685, Buritis – Bloco Carandá 2, das 9 às 18 horas) e entregar a documentação pertinente para comprovação das informações prestadas na inscrição e participação em eventual processo seletivo próprio da instituição, quando for o caso, no período de 19 e 22 de julho de 2019.

 

 

Aguarde informações.

Segundo o Manual do Bolsista do Prouni, sua bolsa deve ser atualizada semestralmente. Esse processo é concluído com a assinatura do termo de atualização de Usufruto da Bolsa. Neste documento é registrado a autorização para continuidade da bolsa, caso o bolsista tenha alcançado o rendimento acadêmico mínimo exigido. Assim todos os bolsistas devem comparecer na Central de atendimento da sua unidade conforme cronograma abaixo para assinar e retirar a via do documento de atualização de Usufruto da Bolsa. O Termo de Atualização Coletivo estará disponível para os bolsistas período:13/05/2019 até 14/06/2019.

 

Cronograma de atualização de Bolsas Prouni
Cristiano Machado
13/05 a 17/05 Enfermagem
Engenharia Ambiental
Estética e Cosmética
História
20/05 a 24/05 Direito
Gestão de Recursos Humanos
Nutrição
Engenharia Civil
Engenharia Química
Letras – Português e Inglês
27/05 a 31/05 Arquitetura e Urbanismo
Ciências Biológicas
Processos Gerenciais
Engenharia de Produção
Engenharia Elétrica
03/06 a 07/06 Ciência da Computação
Ciências Contábeis
Gestão Comercial
Gestão Financeira
Fisioterapia
Matemática
10/06 a 14/06 Administração
Biomedicina
Segurança Pública
Sistemas de Informação
Engenharia Mecânica
Pedagogia
Buritis
 13/05 a 17/05 Administração; Engenharia Ambiental, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Engenharia de Minas, Engenharia de Produção;  Ciência da Computação; Direito;
 20/05 a 24/05 Fotografia; Nutrição, Relações Internacionais, Produção Multimídia, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Design Gráfico, Design, Medicina; História, Pedagogia; Ciências Contábeis
27/05 a 31/05 Arquitetura e Urbanismo, Educação Física, Odontologia, Jornalismo;
03/06 a 07/06 Engenharia Elétrica;  Engenharia Química, Psicologia, Medicina Veterinária
10/06 a 14/06 Biomedicina, Ciências Biológicas, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Geologia
 Lourdes
 13/05 a 14/06 Todos os cursos do campus Lourdes podem comparecer no CAA do dia 13/05 à 14/06

CONHEÇA SUA JORNADA DO
PROUNI UniBH

Infográfico Infográfico

Dúvidas
Frequentes

A renovação do ProUni é realizada todo o semestre, de acordo com as datas estipuladas pelo MEC. Você será chamado pela instituição de ensino para assinar o Termo de Atualização Coletiva de Usufruto da Bolsa ProUni. Os bolsistas do Prouni que tiverem rendimento abaixo do exigido, pela primeira vez, terão que realizar um pedido de reconsideração do benefício. Aqueles que tiverem o segundo baixo rendimento terão sua bolsa encerrada. Após ter a sua bolsa cancelada, o aluno pode continuar matriculado na instituição e pagar as mensalidades do curso a partir do momento que a bolsa for cancelada. Compareça ao CAA do seu campus para realizar a assinatura do cancelamento.

Para se manter no ProUni, você deverá́ ser aprovado em, no mínimo, 75% das disciplinas cursadas em cada período letivo. Exemplo: um estudante que cursa quatro disciplinas em um período letivo, deverá ser aprovado em, pelo menos, três disciplinas, o que representa um percentual de aprovação de 75%. Caso seja aprovado em apenas duas disciplinas, poderá́ ter o financiamento encerrado, porque teve somente 50% de aproveitamento. Neste caso, o coordenador do Prouni, juntamente com os professores responsáveis pelas disciplinas em que houve reprovação, poderá analisar as justificativas apresentadas pelo estudante para o rendimento acadêmico insuficiente e autorizar, por duas vezes, a continuidade da bolsa.

Veja outros exemplos na tabela a seguir:

 

Você pode transferir sua bolsa do Prouni para outra instituição, curso, turno ou campus, a partir do segundo semestre como bolsista, de acordo com os critérios:

O processo de transferência somente é considerado concluído após a formalização da aceitação do estudante pela instituição de ensino de destino, por meio da emissão do Termo de Transferência do Usufruto de Bolsa. Uma vez concluída a transferência, o prazo de utilização da bolsa passará a ser o prazo do curso de destino, subtraído o período utilizado e suspenso no curso de origem.

A instituição e o curso para o qual deseja se transferir estejam regularmente credenciados no Programa Prouni; exista vaga no curso para o qual o estudante deseja se transferir.

Transferência Externa: a Instituição aceita transferência de bolsa parcial e integral para curso de área afins de acordo com a Tabela Capes e mediante chave de transferência emitida pela Instituição de origem;

Transferência Interna: você não pode ter cursado mais de 75% do curso de origem qual foi concedido a bolsa e a permissão ocorre somente para transferência de curso para área afim de acordo com a Tabela Capes.

Para realizar a suspenção da bolsa do ProUni, você deverá comparecer o CAA do seu campus, realizar o trancamento da matrícula e solicitar a suspensão da bolsa por meio do protocolo “ProUni: suspensão/trancamento”. Após o deferimento do protocolo, você deve retornar novamente no CAA do seu campus para assinar o termo de Suspensão. Porém, o período suspenso conta como de efetiva utilização, sendo descontado do prazo máximo de utilização da bolsa, o que deve ser considerado antes do trancamento da matrícula e suspensão da bolsa.

Atenção! A bolsa poderá ficar suspensa por até 4 semestres e, caso você não retorne dentro deste prazo, a bolsa será encerrada. Para o encerramento da bolsa, você deverá procurar o CAA do seu campus e solicitar o cancelamento de sua matricula, por meio do protocolo “ProUni: encerramento”. Após o deferimento do protocolo, você deve comparecer no CAA do seu campus para assinatura do termo de Encerramento. Sendo assim, para suspensão da bolsa, você tem que solicitar o trancamento da matrícula. Para encerramento da bolsa, você precisa solicitar o cancelamento da matrícula.