Reality de Redação Publicitária abrirá caminhos e oportunidades para alunos de publicidade

Com a orientação de oito grandes profissionais do mercado, o vencedor terá a oportunidade de publicar seu trabalho nos principais veículos de comunicação de BH

Texto de Débora Nascimento – Estagiária CACAU

O Projeto Seleção UniBH – Redação Publicitária, é um reality onde os alunos do curso de publicidade terão a oportunidade de complementarem sua formação com grandes nomes do mercado, além de aumentarem suas chances de empregabilidade. Eles passarão por uma peneira, no dia 29 de abril, às 19h, no UniBH Campus Buritis, com três renomados profissionais. Nessa primeira fase, além das palestras, um desafio relâmpago será proposto e, com o resultado final, oito alunos serão aprovados para continuar na disputa. Em seguida, os selecionados participam de oito encontros com todos os convidados: Maurilo Andreas, Manul Rolim, Márcia Lima, Adriano Docconi, Igos Oliveira, José Geraldo, Robson Santo, Dan Zecchinelli.

Cada encontro passará por quatro momentos: formação, desafio, apresentação e premiação. Os alunos acumularão pontos no decorrer do projeto para que, no final, aquele que obtiver a maior pontuação seja o grande vencedor da disputa. O vencedor ganhará visibilidade e terá a chance de publicar uma campanha nos principais veículos de comunicação de Belo Horizonte.

“Academia e mercado precisam caminhar juntos. A ideia é aperfeiçoar essa tarefa da redação publicitária e entregar profissionais melhores para o mercado. Com o advento da tecnologia, as pessoas começaram a entender que se elas fossem Social Media, elas seriam redatores publicitários. E não tem nada a ver. É uma outra narrativa, outra perspectiva. O brilho, a graça da comunicação persuasiva, a importância dela na geração de valor das marcas, na construção de temas, roteiros e peças impressionantes da publicidade, são todas a partir do trabalho do redator publicitário…”, pontua o professor e coordenador do curso de Publicidade, Antônio Terra, ao ser questionado a respeito da importância do evento para a formação dos alunos.

“A função do redator publicitário está sofrendo mudanças gigantescas, passando pelos novos espaços de redação como redes sociais, conteúdo, etc. O redator publicitário clássico tem dificuldade de se adaptar e a visão sobre o “cargo” se fragmenta. É possível e preciso reposicionar a atividade e o profissional de redação publicitária para que ele se torne mais completo e mais preparado para contribuir com a comunicação atual… Ouvir esses profissionais falando sobre a evolução da profissão, suas possibilidades e desafios, tudo isso ajuda a abrir os olhos dos alunos para novos caminhos e oportunidades…”, conta Maurilo Andreas, um dos profissionais convidados para o projeto.

Maurilo Andreas, publicitário, escritor, roteirista e letrista

Maurilo também comenta sobre o peso dos profissionais convidados para a orientação dos alunos. Afirma já ter trabalhado com alguns e ser amigo de outros, mas que a admiração cabe a todos, sem exceção. “Dá vontade de ouvir as palestras de cada um deles. Seleção impressionante…” finaliza.

Serviços:

As inscrições para o evento e para as oficinas estão abertas no Sympla até do dia 26 de abril, apenas para os alunos do curso de publicidade.

Mais informações: Antônio Terra – antonio.terra@unibh.br