Saiba como participar dos programas de residência médica nos Estados Unidos

O UniBH é cadastrado no ECFMG – Educational Commission for Foreign Medical Graduates, programa que certifica alunos internacionais de Medicina que tenham interesse em fazer a Residência Médica nos EUA. A ECFMG trabalha como uma agência de registro e certificado de notas para o USMLE – United States Medical Licensing Examination.

 

Passos para a residência médica nos Estados Unidos:

 

1º PASSO: O aluno interessado deve se cadastrar no OASIS (plataforma da ECFMG para aplicações de residência médica) e submeter todos os documentos necessários;

 

2º PASSO: A ECFMG valida os documentos do aluno. Com essa validação da ECFMG, o aluno estará apto para realizar as provas do USMLE (United States Medical Licensing Examination). São três conjuntos de provas chamados “Steps”, no qual o aluno precisa ser aprovado para se tornar residente:

 

– Step 1: Avalia o conhecimento das áreas básicas aplicados a clínica. Trata-se de uma prova com cerca de 300 questões de múltiplas escolhas, respondidas em um computador e que pode ser feita em locais credenciados. No Brasil, pode ser feito em: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. A maior parte das questões tem foco em patologia e fisiologia, mas todas as áreas são avaliadas. Dentre todas as provas é a que carrega mais peso.

 

– Step 2: Essa prova é dividida em 2 partes: Clinical Knowledge (CK) e Clinical Skills (CS). As duas são agendadas separadamente. O conteúdo teórico dessa prova é bem parecido com os de residência do Brasil, porém com 340 questões. Na parte prática se realiza 12 atendimentos do tipo primeira consulta, e o candidato é avaliado no seu conhecimento, profissionalismo e ética. Essa prova é obrigatoriamente realizada nos EUA.

 

– Step 3: Inclui casos que refletem situações rotineiras no dia a dia de um médico generalista. Fornece uma avaliação final aos médicos que ingressam na prestação de cuidados sem supervisão de preceptores. Não é necessário ser aprovado nessa prova para ter o certificado do ECFMG (equivalente à validação do diploma médico), porém é preciso dela para o título de residência. Existem vários livros e bancos de questões para se preparar para as provas.

 

3º PASSO: Se aprovado no USMLE, o aluno receberá o certificado da ECFMG aprovando aptidão para a residência médica;

 

4º PASSO: O aluno deverá se cadastrar no ERAS (Eletronic Residency Application System), que é uma base onde ele coloca todo o seu currículo. Com isso, o aluno poderá se candidatar aos programas e instituições que deseja realizar a residência.

 

5º PASSO: Ser escolhido por esses programas e realizar as entrevistas;

 

6º PASSO: Finalmente ser aprovado em uma, ou mais, entrevistas e iniciar a residência nos Estados Unidos.

 

Bancos de questões para se preparar para os Steps:

– UWorld: https://www.uworld.com/

– USMLE-RX: https://usmle-rx.com/

 

Site USMLE:

https://www.usmle.org/