Semana do Jornalismo traz profissionais renomados ao UniBH

Texto de Debora Matozinhos – estagiária CACAU UniBH

A Semana do Jornalismo é um evento produzido pela CACAU – Comunidade de Aprendizagem em Comunicação e Audiovisual, em parceria com a coordenação do curso de jornalismo. Com o intuito de proporcionar uma experiência diferenciada, ampliar o conhecimento dos alunos e aproximá-los a profissionais do mercado, os bate-papos e oficinas acontecem entre os dias 22 e 24 de abril.

A abertura, que acontece no dia 22, na sala 01 do Cineart Paragem, será em formato de bate-papo, com a participação de Erika Gimenes, editora do SouBH, e Léo Gomide, repórter esportivo da Rádio Inconfidência, no período da manhã. A noite contará com a participação de Thiago Reis, da Rádio Itatiaia, formado em jornalismo pelo UniBH, conhecido pelo projeto “Seu nome, seu bairro”, e Shirley Barroso, também formada pelo UniBH, repórter da Record. Além da discussão entre os convidados sobre os prós e contras do jornalismo, as novidades na profissão, e até mesmo momentos inesquecíveis vividos na carreira, os alunos terão o microfone aberto para perguntas.

O dia 23 foi preparado para oficinas teóricas e práticas: locução, construção de marca pessoal, ferramentas e técnicas de produção de conteúdo para o YouTube, cobertura jornalística de desastres e Manual de Jornalismo da CACAU, com a participação dos professores Maurício Guilherme e Leo Cunha.

No dia 24, o encerramento retoma o projeto “Entrevistando quem entrevista”, onde os papeis serão invertidos de forma dinâmica e os alunos podem participar ativamente.  Com a participação de Luana Cruz, jornalista, professora, pesquisadora em comunicação e integrante da Minas Faz Ciência, e Agatha Azevedo, repórter, diagramadora, produtora, editora, cinegrafista e fotógrafa na rede de coletivos Jornalistas Livres, da qual é co-fundadora, são as sabatinadas da manhã. À noite, estarão presentes Ricardo Lima, jornalista formado pelo UniBH, pesquisador dos quadrinhos como mídias de comunicação de massa, Iana Coimbra, também graduada pelo UniBH e, desde 2004, repórter na TV Globo Minas, além de Guilherme Ibraim, âncora da Rádio CBN.

“É um evento importante, pois cria uma interface dos alunos com o mercado, e dá uma oportunidade de colocar o jornalismo no centro da pauta. A Semana no Jornalismo foi um evento organizado pelos próprios alunos…”, afirma João Carvalho, coordenador do curso.

É uma semana muito especial, de muita troca de experiências, de muito aprendizado, de vivência do jornalismo em sua essência. Pro aluno é mais que uma oficina, é mais que uma palestra. É jornalismo em sua totalidade. Por isto acredito que o aluno que irá participar desse momento só tem a ganhar. É um dos momentos onde ele poderá definir a escolha do caminho que fará no jornalismo. Pode definir sua vida profissional. Por isto, digo sempre para o aluno participar de eventos assim dentro do curso.”, relata o professor Rodney Costa, responsável pela oficina de cobertura de cobertura de desastres.

Serviço:

As inscrições para o evento e para as oficinas estão abertas no Sympla até do dia 22 de abril.

A abertura será na Sala 01 do Cineart Paragem, Avenida Professor Mário Werneck, 1360 – Buritis,

As salas das oficinas estão divulgadas nos links da Sympla e o encerramento acontece no Galpão do Carandá 2, Rua Líbero Leone, 259 – Buritis.

Mais informações: Dandara Andrade – reineria.campolina@unibh.br