UniBH é a primeira instituição de Ensino Superior de Minas Gerais a receber a certificação de “Universidade de Referência Google for Education”

Terceira universidade no mundo a receber a certificação, o Centro Universitário, em menos de 1 ano, transformou sua cultura digital

 

O ano de 2020 mostrou-se desafiador para todos os setores e, nesse sentido, a criatividade e a inovação foram fundamentais. E, mesmo em meio a tantos desafios, o UniBH, tem muito o que comemorar, pois foi a primeira instituição de Ensino Superior de Minas Gerais e a terceira do mundo, a receber a certificação de “Universidade de Referência Google for Education”. Isso quer dizer que a instituição promoveu uma mudança na sua cultura digital e foi reconhecida por utilizar a tecnologia de forma a impactar as práticas pedagógicas e a mudar a experiência de aprendizagem dos estudantes. No UniBH 40 alunos foram impactados e 123 professores participaram do processo de formação com o Google For Education.

A consultoria da Foreducation EdTech em parceria com o Google for Education faz parte de um dos pilares do UniBH, a realização de parcerias criativas, com o objetivo de avançar e evoluir, cada vez mais, em seus processos. “Esse reconhecimento é o resultado do empenho de todos os funcionários que fazem parte da nossa equipe. Estamos honrados em receber essa certificação pois sabemos que a tecnologia pode ser nossa aliada e não apenas para alterar e otimizar as formas de aprendizagem, mas para nos auxiliar a apresentar soluções e contribuir de formas diversas e criativas com a nossa comunidade”, afirma, Rafael Ciccarini, reitor do UniBH e da Una.

 

Eduardo França, diretor do campus Buritis do UniBH, salienta a importância da parceria com o Google for Education neste período de pandemia. “O processo de adaptação foi rápido. Imediatamente, migramos todas as disciplinas, práticas e teóricas, para o ambiente virtual. Desde então, temos conseguido gerenciar as atividades de suporte ao acadêmico e as próprias aulas a distância, de modo síncrono, o que foi possível devido às plataformas que já tínhamos disponíveis. A parceria com o Google for Education nos permitiu, também, dar continuidade à formação dos nossos estudantes com qualidade e eficiência”, comenta.

 

E quem participou, na prática, deste processo só tem pontos positivos a destacar. É o caso da professora dos cursos de Enfermagem e Medicina, Maria Carolina, que salienta a importância da experiência com o Google como ferramenta educacional. “Os alunos se adaptaram muito bem a essa possibilidade de manipular as ferramentas do Google, que temos utilizado para facilitar o nosso trabalho enquanto educador, principalmente neste momento de acesso virtual às aulas.

 

Em relação às formações com a For Education Maria Carolina diz terem sido essenciais. “Foram muito interativas, aprendemos a utilizar essas ferramentas nos colocando, muitas vezes, no papel do aluno, o que torna nossa articulação mais fácil. Esse tipo de tecnologia facilita muito o trabalho do professor, principalmente neste cenário de pandemia porque conseguimos propor experiências aos nossos alunos como se estivéssemos em sala de aula”, afirma. Sobre a certificação, a professora sente-se honrada. “Foi muito importante conseguirmos essa certificação, o sentimento é de orgulho, de pertencimento, já que conseguimos ajudar o UniBH a conquistar mais essa certificação. Trazer essas soluções foi essencial para o sucesso de 2020, um ano tão difícil como este, e também para conseguirmos êxito em nossas propostas educacionais”, finaliza.

 

O sentimento de desafio é compartilhado com o professor Rangel Cerceau, do curso de história. “Com o ensino remoto fomos desafiados a buscar soluções inovadoras, adaptando o nosso fazer docente com o uso da tecnologia. Nesse aspecto, o Google for Education nos auxiliou com suas ferramentas, sobretudo a fazer gestão de sala de aula, de maneira dinâmica e ativa, despertando o interesse de nossos alunos”, comenta.

Sobre a disponibilização de chromebooks pelo UniBH, o professor diz ter sido essencial.

“Essa iniciativa permitiu uma melhor interatividade em nuvens, com um ambiente digital, o que nos ajudou muito no processo de ensino e aprendizagem nas aulas síncronas e assíncronas. As ferramentas do Google For Education são intuitivas e nos auxiliam no melhor aproveitamento em sala de aula, apresentam-se como uma solução para otimização do tempo, e auxílio para a manutenção da atenção de nossos alunos”, finaliza.

 

Consultoria da Foreducation EdTech

 

A consultoria da Foreducation EdTech foi uma oportunidade para que os professores pudessem transformar e otimizar o ensino e a aprendizagem, tendo como referência as soluções Google for Education. “A mudança no kernel do processo pedagógico e um novo mindset dos professores foram primordiais para a transformação da cultura digital da instituição, resultando na sua certificação. Além de dar a eles o diferencial necessário para se adaptar rapidamente a um ambiente 100% virtual, em um momento de crise e pandemia”, segundo o diretor da Foreducation EdTech, Augusto Portugal, responsável pelo Programa de Fluência Digital para Ensino Superior.

 

“Uma das características fortes do projeto Google no UniBH é o engajamento das pessoas. Todos participaram ativamente, desde o diretor, coordenadores, professores e alunos, que  fizeram toda a diferença! Importante ressaltar, que todo o processo de certificação ocorreu online, em plena pandemia, mas isso não foi um problema, muito pelo contrário,  eles souberam transformar um desafio em oportunidade de crescimento, conhecimento e consolidação da fluência e cultura digital. As tecnologias Google estão contribuindo com  a transformação da experiência digital de alunos e professores, o que impacta positivamente  a qualidade de ensino e aprendizagem de toda instituição”, comenta Luciana Santos, coordenadora de Projetos da Foreducation EdTech.

 

A parceria

 

A parceria com Google for Education por meio das formações com a Foreducation EdTech iniciou-se em 2019 e desde então todos os professores passaram por formações para o uso das ferramentas do G Suite. As soluções contribuíram para um ambiente mais dinâmico e interativo entre professores e alunos, com a utilização, por exemplo, da nuvem para disponibilização de conteúdos. A colaboração é outro ponto importante nesta parceria porque os alunos tiveram a oportunidade de fazer atividades de forma colaborativa, contando com a orientação do professor. “Para além da tecnologia, a transformação da cultura digital proporciona um impacto positivo nas práticas pedagógicas, além de tornar a aprendizagem dos estudantes mais produtiva”, completa França.

 

Sobre o UniBH

Fundado há mais de meio século, o UniBH alia tradição e inovação acadêmica e está entre as melhores faculdades particulares de Minas Gerais e do Brasil para se estudar, segundo avaliação do MEC. A Instituição conta com um histórico extremamente positivo nas avaliações de Índice Geral de Cursos (IGC) realizadas pelo Ministério da Educação. Com mais de 50 cursos de ensino superior e pós-graduação, o UniBH tem investido constantemente em melhorias no ensino, reforçando a educação transdisciplinar, focada no desenvolvimento de profissionais do futuro.

 

Sobre a Foreducation EdTech

 

A Foreducation EdTech é a primeira empresa brasileira a conquistar o Global Google Education Partner, prêmio mundial concedido a parceiros que se destacam na área de educação e na América Latina é a primeira Google Cloud Partner – Education Specialization. Há mais de 13 anos estuda os benefícios do uso de tecnologias e suas contribuições para a melhoria da aprendizagem, sendo pioneira na área de inovações voltadas para a educação no Brasil.

Sua atuação junto ao mercado brasileiro educacional, com a metodologia do Programa de Fluência Digital e tecnologias próprias, tem como resultados:

+ 27 Instituições parceiras certificadas com o Selo “Escola de Referência Google for Education” ou “Universidade de Referência Google for Education”.

+ 900 Instituições de Ensino atendidas com nosso Programa de Fluência Digital;

+ 14.000 Instituições de Ensino impactadas por meio de nossas tecnologias.

+ 130.000 docentes formados;

+ 4 milhões de horas de formação;

+ 3.500.000 alunos impactados pela Tecnologia Google for Education