UniBH recebe homenagem da Associação Brasileira de Empresas de Design

Centro Universitário é reconhecido pelo seu trabalho e desenvolvimento na área

O UniBH, reconhecido como melhor Centro Universitário privado de BH, recebeu na noite dessa quarta-feira (09/12) uma homenagem da Associação Brasileira de Empresas de Design no Brasil no Design Award 2020, que está em sua 10ª edição e é a mais representativa premiação brasileira de design. A homenagem se deu em função da contribuição que o UniBH tem proporcionado ao design brasileiro, caracterizando-se como uma referência para todo o setor, recebendo, portanto, o reconhecimento na categoria Instituição de Ensino de Design. “Para nós é uma honra imensa sermos agraciados com essa homenagem porque representa os frutos do trabalho de toda a equipe de Design do UniBH, que tem buscado fortemente a excelência em suas ações e oportunizado momentos de aprendizados, trocas e uma busca constante por conhecimento. Esse reconhecimento é o resultado de um trabalho sério e comprometido com a qualidade”, afirma Eduardo França, diretor do campus Buritis do UniBH.

Gustavo Greco, presidente da ABEDESIGN, salienta a importância do setor e a relevância das frentes que atuam em prol deste universo. “Cada vez mais é urgente discutir o papel social do design, entender o lugar e a atribuição da nossa profissão e a capacidade do design como disciplina que promove mudanças no entorno é o que mais nos motiva. É impossível dissociar um projeto dos valores e dos conceitos que o originaram, das ideologias por trás dele. O design nunca é neutro, considerando que, na maioria das vezes, fazemos projetos para o outro, ele terá sempre, fundamentalmente, um papel social. O desenvolvimento, promoção e representatividade do design é um ato político e se faz em cadeia. Além dos escritórios e clientes, veículos, instituições de apoio e de ensino, associações, se unem em torno de um mesmo ideal: a construção de um futuro desejável para o exercício da nossa profissão e essa homenagem é um reconhecimento desse trabalho mútuo”, comenta.

Sobre o prêmio Brasil Design Award

O corpo de jurados para a avaliação dos projetos de design de 2020 foi composto por 12 presidentes de categoria e um presidente geral do júri, além de mais de 100 designers brasileiros de renome fortalecendo a equipe.  O prêmio conta com 10 categorias e 73 subcategorias dando mais voz e oportunidades ao setor. Como novidade desta edição, foi criada a subcategoria de Estudantes com nenhum custo de inscrição, além de bolsas para negros ou indígenas.

Além de premiar os projetos vencedores nas 10 categorias, o BDA também homenageia pelo apoio ao design no ano uma instituição de ensino, uma instituição de apoio, um veículo de mídia, um profissional de apoio ao design, um profissional/instituição de apoio à diversidade no design, o cliente do ano, a empresa e a pessoa que mais se destaca no segmento.