Alunos do curso de design do UniBH participam do Festival do Minuto
 

Matéria

Alunos do curso de design do UniBH participam do Festival do Minuto

21 / Novembro / 2023

Em um minuto, tudo é possível, até mesmo criar vídeos curtos e elaborados. Foi assim que os alunos do curso de Desing do UniBH, desenvolveram o vídeo “ERRO” e foram selecionados para o Festival do Minuto. Embora jogar uma bolinha de papel no lixo, pareça algo simples, o vídeo ressalta a complexidade deste ato e promove a reflexão sobre a incorporação do cálculo nas atividades diárias.  

A idealização do projeto, foi realizada com auxílio dos professores do curso de Design, Cláudio Valentin e Elisangela Batista, que propuseram os temas de acordo com as categorias do festival. “Nós colocamos como objetivo do trabalho, todo o processo de execução das etapas de roteiro e pré-produção, entramos no site do Festival do Minuto, observamos as categorias que estavam abertas para inscrição e cada grupo fez o seu trabalho de acordo com a categoria escolhida”, conta Elisângela.   

A professora ressaltou que um dos objetivos, era estimular os alunos a criar projetos que fossem além das atividades em sala de aula. A ideia também tinha como finalidade envolver os alunos nos processos de criação e elaboração projetos que podem ser usados como portfólio.  

Para a aluna do projeto “ERRO”, Drielli Emily, a criação do vídeo foi divertida e desafiadora, mas os integrantes do grupo tiveram muita união e comprometimento para desenvolver o trabalho.  

“Saber que o vídeo foi escolhido foi muito bom, pois foi feito com muito carinho e dedicação. O grupo se empenhou ao máximo para colocar em prática tudo que foi aprendido em sala de aula e saber que teve um retorno positivo nos deixou muito contente e satisfeitos”, afirma Drielli.  

Clique aqui e assista o vídeo.  

Sobre o Festival do Minuto  

Criado em 1991, o Festival do Minuto trabalha com a seleção de imagens em movimento – de amadores e profissionais – para trabalhos com duração máxima de 60 segundos. Ele foi o pioneiro no formato no mundo e inspirou a criação de Festivais do Minuto em mais de 50 países. 

Ao longo de seus 31 anos, o Festival do Minuto acompanhou a evolução dos vídeos, apoiando o uso de novas tecnologias (como celulares, câmeras portáteis) e conceitos de narrativa, edição, som e imagem. Desde 2007, o Festival do Minuto se tornou online e possui acervo digital com cerca de 35 mil vídeos, os conteúdos variados estão divididos por categorias com os temas propostos mensalmente.  

Para mais informações, acesse: http://www.festivaldominuto.com.br/pt-BR