Duração: 10 semestres
Titulação: Bacharelado
Turno(s): noturno.
Unidade(s): Buritis.

Extrair qualquer recurso natural requer muita responsabilidade. Por isso, o curso de Engenharia de Minas do UniBH (cadastrado no CREA-MG) prepara os alunos para atuarem de forma ética e sustentável no gerenciamento de atividades da área.

Além disso, o UniBH é o único a oferecer uma planta-piloto, onde os alunos podem praticar o aprendizado na Fábrica-Escola e nos Laboratórios Abertos para Projetos Interdisciplinares. Assim, eles enfrentam desafios reais e podem se preparar para o dia a dia da profissão.

 

Contato do coordenador: Paulo Filipe Trindade Lopes - paulo.filipe@unibh.br

O Brasil é um dos países com a maior reserva de minério de ferro do mundo. Além disso, é rico em outros minerais. Isso faz com que o mercado para os engenheiros de minas esteja em expansão devido ao crescimento do setor mineral. As principais empregadoras são as mineradoras e concentram-se no estado de Minas Gerais e Pará. Porém, o profissional pode atuar em indústrias de cimento, carvão, petróleo, química e fertilizantes. O mercado internacional também é promissor para os engenheiros de minas. Além disso, empresas como Petrobras e Vale do Rio Doce estão presentes também em outros continentes e oferecem oportunidades reais na área.

O perfil desejado para o egresso do curso de Engenharia de Minas é desenvolver trabalhos referentes a planejamento das atividades de mineração, processamento de dados, pesquisa, fiscalização de equipes no que se refere à segurança, dentre outras atividades importantes no cotidiano de uma empresa da área.

É um curso dinâmico composto por disciplinas básicas da área das ciências exatas, como matemática, física e química, assim como geologia, além de disciplinas da área das geociências, passando por disciplinas profissionalizantes como planejamento de lavra, instalação de minas, desmonte e perfuração de rochas, mecânica de rochas e as disciplinas voltadas para o beneficiamento de minérios e equipamentos para mineração etc. Além dessas disciplinas, o aluno pode contar com outras diretamente ligadas às atividades de exploração. O curso dá uma base também para quem deseja atuar na administração e no planejamento do negócio, com noções sobre empreendedorismo, legislação ambiental específica da área, gerência e avaliação de projetos.

Um dos diferenciais é levar o aluno, através de atividades práticas, a propor soluções para o controle das fontes poluidoras, a partir da introdução de mudanças nos processos de exploração de recursos naturais e do uso de tecnologias mais limpas nas atividades humanas.

Unidade De: Por:
Buritis (noite) 1.516,00 1.516,00

Valor referente ao pagamento até o 5º dia útil de cada mês, para ingressantes de 2018/2.

Conheça o infográfico do nosso Modelo de Ensino.