Lei de Incentivo à Cultura Lei de Incentivo à Cultura
 

Lei de Incentivo à Cultura

Como funciona

UniBH é Mais Cultura

O UniBH é uma das mais tradicionais instituições da rede particular de ensino superior de Belo Horizonte. Em mais de cinco décadas de atuação, somos reconhecidos por ser uma escola aberta e próxima da comunidade, que mantém posição de destaque na área de educação pelo constante investimento em metodologias inovadoras de ensino e tecnologia.

Temos Belo Horizonte no nome e em nossa veia, por isso apoiamos a cultura em todas suas manifestações na cidade. Ao figurarmos entre os 5 maiores incentivadores da capital, fomentamos a produção cultural em nossa cidade e demonstramos o valor que a cultura tem para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e democrática.

Para informações e envio de projetos para submissão de aprovação, entre em contato conosco pelo e-mail: [email protected].

Conheça abaixo alguns dos projetos patrocinados pelo UniBH.

 


  • Rafael Macedo lança álbum "Talvez Uma Dansa"

    Com shows inéditos em Belo Horizonte, o músico mineiro Rafael Macedo, conhecido por sua versatilidade e criatividade, está lançando seu mais novo álbum, “Talvez Uma Dansa”, que já está disponível em LP e nas principais plataformas de streaming. Para celebrar o lançamento, Rafael realiza três shows inéditos em Belo Horizonte, nos dias 8 de setembro, 19 de setembro e 26 de outubro, em locais como o Galpão Cine Horto, o Teatro Raul Belém Machado e o Parque Ecológico da Pampulha.

    Rafael Macedo, que tem mais de duas décadas de carreira, é reconhecido por sua capacidade de ressignificar sonoridades e pela forte influência de nomes como Hermeto Pascoal e Villa-Lobos. Com uma trajetória que inclui prêmios importantes e colaborações com grandes artistas, Rafael é considerado um dos principais nomes da cena musical mineira contemporânea.

    O lançamento do álbum “Talvez Uma Dansa” e os shows em Belo Horizonte marcam mais um importante capítulo na carreira do artista, que segue encantando o público com sua criatividade e inovação. Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e possui o patrocínio do UniBH.

  • Coletivo do Sitio Rosa lança o single “Lhasa”

    O Coletivo Sítio Rosa lançou seu primeiro single, “Lhasa“, inspirado em uma cadela adotada em 2020 que se tornou integrante da família. Este lançamento marca a estreia do coletivo, formado pelos músicos Jennifer Souza e Bernardo Bauer, e pelas artistas visuais Julia Baumfeld e Laura Lao.

    O single “Lhasa” foi lançado no dia 25 de julho pelo selo Dobra Discos, com distribuição da Altafonte Brasil. O álbum completo está previsto para setembro, prometendo trazer mais da sensibilidade e delicadeza que caracterizam o trabalho do coletivo.

    O projeto é realizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, com o apoio do UniBH. O universo criado pelo Coletivo Sítio Rosa é voltado para crianças, adultos e bichos, oferecendo uma experiência artística exclusiva e envolvente.

    O single “Lhasa” está disponível nas plataformas de streaming.

  • Projeto Escrita do Dias II

    O projeto Escrita do Dias, em sua segunda edição, lança publicação que reúne textos de cinco mulheres e suas experiências com a maternidade

    Acontece no dia 17 de agosto de 2024, às 10h, o lançamento da publicação do projeto Escrita dos dias II – Práticas de escrita biográfica sobre maternidade, realizado com patrocínio do Centro Universitário de Belo Horizonte – Unibh, via Lei Municipal de Incentivo à Cultura. A coordenação do projeto é feita por Cecília Rocha, Fernanda Regaldo e Maria Carolina Fenati.

    O lançamento do livro encerra o processo iniciado em outubro de 2023, quando foram selecionadas cinco bolsistas para uma residência de escrita: Dolores Orange, Flávia Carvalho, Lorena Barbosa, Malu Grossi Maia e Marina Apolinário. “Durante o processo, nos encontramos regularmente para ler e conversar sobre o material à medida que ia sendo produzido, além de compartilharmos tanto referências bibliográficas e artísticas quanto acontecimentos cotidianos”, explica Regaldo. O resultado é uma publicação de pouco mais de duzentas páginas, diagramada por Luísa Rabello e organizada pelas coordenadoras do projeto.

    No dia do lançamento, a equipe do projeto e as cinco autoras estarão presentes para sessão de autógrafos e uma conversa com o público. Com esta publicação, o projeto Escrita dos Dias cumpre o objetivo de estimular pessoas a refletir e se expressar sobre o tema, de modo a afirmar e tornar mais visíveis diferentes formas de maternagem.

    Os textos reunidos na publicação a ser lançada no dia 17 de agosto receberam uma edição sonora, assinada por O Grivo, com fragmentos lidos pelas próprias autoras. Os áudios estão disponíveis no Spotify. Esta é a segunda edição do Escrita dos Dias. Os livros foram publicados e seguem disponíveis para download no site do projeto.

  • Fórumdoc.BH

    Entre os dias 23 de novembro e 3 de dezembro de 2023, Belo Horizonte recebeu a 27ª edição do forumdoc.bh (Festival do Filme Documentário e Etnográfico, Fórum de Antropologia e Cinema).

    O evento, que foi totalmente gratuito, contou com a exibição de 68 filmes, distribuídos em 4 mostras, sendo elas “Experimentações feministas – cinema, vídeo e democracia no Brasil (1970 – 1994)”, “Mostra Contemporânea Brasileira”, “A Câmera é a Flecha, a Câmera é a Cesta: cinemas Krahô, Tupinambá, Kuikuro, Kaiabi e Guarani” e “Sessões Especiais”.

    O forumdoc.bh foi criado em 1997 com o objetivo de compartilhar filmes de difícil acesso nas salas de cinema convencionais, além de promover reflexão e formação crítica de público, fomentar a pesquisa e a qualificação da produção audiovisual em torno ao filme documentário e ao cinema mais inventivo que com ele dialoga. Conheça mais sobre o projeto acessando https://bit.ly/3sTAm7x.

    O festival conta com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte com patrocínio do UniBH.

  • Lançamento do álbum “Baby blue”, de Julia Branco

    Lançamento do álbum “Baby blue”, de Julia Branco

    Julia Branco lançou no dia 4 de agosto de 2023 o seu segundo disco, “Baby blue”.

    O álbum, definido como futurista e nostálgico, foi criado enquanto a artista se tornava mãe, mas vai além, extrapolando a temática materna e fazendo uma reflexão sobre o tempo em camadas estéticas retrofuturistas. O álbum conta com produção de Ana Frango Elétrico e inclui inédita de Arnaldo Antunes e lado B de Caetano Veloso.

    “Baby Blue” ganha edição em vinil e show especial em BH

    Após o lançamento de seu segundo álbum, “Baby Blue”, em 2023, a cantora Julia Branco atinge um novo marco em sua carreira artística com a edição em vinil do disco. Produzido o álbum gravado durante a pandemia de 2021, marcou um período significativo para Julia, que estava grávida de sua filha Cora. O vinil de “Baby Blue” aconteceu oficialmente no dia 15 de junho, com um show especial e participação da A Banda Mais Bonita da Cidade, no Grande Teatro Sesc Palladium, em Belo Horizonte.

    Confira tudo sobre a artista e o novo trabalho acessando www.juliabranco.com.br.

  • SegundaPreta - 11ª temporada

    O projeto apoiado pelo UniBH via lei de incentivo à cultura, reúne uma programação de trabalhos de artes cênicas feitos por artistas pretos e pretas.

    As apresentações e debates podem ser conferidos no Canal do Youtube da segundaPRETA – https://www.youtube.com/channel/UCQPliEBHIYYzRpQNRdP093A

    Conheça melhor o projeto e confira a programação completa no site: www.segundapreta.com

    O projeto foi produzido com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte com patrocínio do UniBH.

  • Lançamento do livro "Sobre o rio"

    Artista mineira Isabela Prado lança o livro Sobre o rio e amplia a discussão promovida por sua obra mais recente: a intervenção urbana que sinalizou com placas os córregos invisibilizados no perímetro central de Belo Horizonte. Além de registrar o histórico da obra da artista e professora da Escola de Belas Artes da UFMG, a publicação reúne textos inéditos de autores especializados.

    O projeto Sobre o rio: uma intervenção urbana permanente nas ruas da capital mineira foi produzido com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte com patrocínio do UniBH.

  • Projeto 'Antes da Palavra' lança peças sonoras produzidas por Clara Delgado

    O projeto Antes da Palavra lança podcast contando sobre o processo de criação das canções do disco. Nesta peça sonora, Clara Delgado recolhe fragmentos de áudios, poemas e músicas e compõe um corpo que escreve um capítulo anterior ao seu primeiro álbum, lançado no fim de 2021. Pode-se dizer que a linha que costura esses fragmentos é o seu encontro com o parceiro Flávio Henrique, áudios que trocavam durante o processo, os registros feitos das canções, quando estavam em estado embrionário, ou recém-nascidas. Aqui, o ouvinte poderá ter as pistas do processo criativo do álbum ou, antes mesmo, “bem antes da palavra”, da poesia e das vozes que constituem seu primeiro álbum.

    Ouça.

    A peça sonora “bem antes da palavra” foi produzida com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte com patrocínio do UniBH.

  • Embaúba Play

    Com uma proposta inédita no país, a Embaúba Play traz acessibilidade a produção nacional recente e obras inéditas a partir de um recorte curatorial.

    Nessa plataforma teremos a aquisição de filmes será avulsa, não sendo necessário uma assinatura fixa como nos serviços de streaming. Os longas-metragens custam menos que R$ 10 (US$ 1,50) e os filmes podem ser vistos em até 72 horas. Além disso, haverá também diversos conteúdos gratuitos. Muito legal, né!? Então corre para conhecer e indicar aos amigos!

    Para conferir os filmes, acesse: http://embaubaplay.com.

    O projeto foi produzido com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte com patrocínio do UniBH.

  • Caderno de Leituras

    A coleção Caderno de Leituras publica ensaios breves inéditos ou de rara circulação. Não há unidade temática ou formal – o que os reúne é talvez o desejo de estar atento ao que inquieta, ao incerto, ao dissonante.

    Para conferir os texto publicados, acesse o site.

    O acesso aos textos é gratuito.

    O projeto foi produzido com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte com patrocínio do UniBH.

  • A Pagossa de Lucas Fainblat e Vini Ribeiro

    São 12 canções autorais, compostas pelo duo e os parceiros Djonga, Ederson Melão, Felipe Bastos, Gustavo Maguá, Pedro Flores e Zé Mauro. O repertório inaugura o gênero “pagossa”, de grande apelo popular, que concilia elementos do Pagode e da Bossa Nova em letras bem-humoradas, ritmos sincopados e estruturas harmônicas inovadoras.

    As canções já estão disponíveis nas plataformas virtuais e você pode conferir uma das canções aqui.

    O projeto foi produzido com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte com patrocínio do UniBH.