Como funciona
UniBH é Mais Cultura
O UniBH é uma das mais tradicionais instituições da rede particular de ensino superior de Belo Horizonte. Em mais de cinco décadas de atuação, somos reconhecidos por ser uma escola aberta e próxima da comunidade, que mantém posição de destaque na área de educação pelo constante investimento em metodologias inovadoras de ensino e tecnologia.
Temos Belo Horizonte no nome e em nossa veia, por isso apoiamos a cultura em todas suas manifestações na cidade. Ao figurarmos entre os 5 maiores incentivadores da capital, fomentamos a produção cultural em nossa cidade e demonstramos o valor que a cultura tem para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e democrática.
Para informações e envio de projetos para submissão de aprovação, entre em contato conosco pelo e-mail: [email protected]
Conheça abaixo alguns dos projetos patrocinados pelo UniBH.
Projetos apoiados
- 15ª Verão Arte Contemporânea
- forumdoc.bh – Festival do Filme Documentário e Etnográfico
- segundaPreta - 11ª temporada
- Lançamento do livro "Sobre o rio"
- Lançamento do filme Kevin
- Projeto 'Antes da Palavra' lança peças sonoras produzidas por Clara Delgado
- Se eu contar, você escuta?
- Embaúba Play
- Caderno de Leituras
- A Pagossa de Lucas Fainblat e Vini Ribeiro
15ª Verão Arte Contemporânea
O Verão Arte Contemporânea (VAC) está de volta para a sua 15ª edição, após dois anos sem o evento na capital em razão da pandemia de Covid-19. O projeto se inicia no dia 16 de janeiro (segunda-feira) e terá uma excelente programação até o dia 05 de fevereiro. Reunindo artistas locais e nacionais em 12 atividades, durante 21 dias, em 7 espaços culturais de Belo Horizonte, todas as atividades do VAC terão entrada franca. Debutando, o VAC volta repaginado e em constante mudança. Agora, ainda mais contemporâneo e com uma promessa multiplicadora, o VAC irá mergulhar os belo-horizontinos em uma verdadeira experiência sensorial e de pertencimento artístico. Neste ano, o festival, que é realizado e idealizado pelo Grupo Oficina Multimédia (GOM) e conta com apresentação e patrocínio do UniBH, retoma o formato presencial em todas as suas atividades.
Mais informações e a programação completa no site: www.veraoarte.com.br.
forumdoc.bh – Festival do Filme Documentário e Etnográfico
O forumdoc.bh – Festival do Filme Documentário e Etnográfico, fórum de antropologia e cinema – foi criado em 1997, com o objetivo de compartilhar filmes aos quais não tínhamos acesso em salas de cinemas convencionais.
Com o patrocínio UniBH, o forumdoc.bh promove masterclasses com diretoras, e diretores, e oficinas de realização com formadores(as) e coletivos convidados, destacando-se cineastas indígenas.
Não deixe de participar!
Acesse: forumdoc.org.br/
segundaPreta - 11ª temporada
O projeto apoiado pelo UniBH via lei de incentivo à cultura, reúne uma programação de trabalhos de artes cênicas feitos por artistas pretos e pretas.
As apresentações e debates podem ser conferidos no Canal do Youtube da segundaPRETA – https://www.youtube.com/channel/UCQPliEBHIYYzRpQNRdP093A
Conheça melhor o projeto e confira a programação completa no site: www.segundapreta.com
Lançamento do livro "Sobre o rio"
Artista mineira Isabela Prado lança o livro Sobre o rio e amplia a discussão promovida por sua obra mais recente: a intervenção urbana que sinalizou com placas os córregos invisibilizados no perímetro central de Belo Horizonte. Além de registrar o histórico da obra da artista e professora da Escola de Belas Artes da UFMG, a publicação reúne textos inéditos de autores especializados.
O projeto Sobre o rio: uma intervenção urbana permanente nas ruas da capital mineira foi produzido com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte com patrocínio do UniBH.
Lançamento do filme Kevin
No dia 03/11, o Cine Belas Artes recebe a estreia do filme “Kevin”, dirigido e estrelado pela roteirista e diretora, Joana Oliveira e que foi realizado com apoio do UniBH, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
Sinopse – É a primeira vez que Joana, brasileira, visita Kevin, na Uganda (África). Elas se conheceram há 20 anos, quando estudaram juntas na Alemanha, e faz muito tempo que não se veem. A partir desse encontro, o filme tece a fina trama que é uma conversa entre duas amigas: as histórias do passado, os desejos, os caminhos trilhados, os diferentes modos de encarar os desdobramentos da vida. Disso ressurge um elo de amor e parceria que resiste à distância e ao tempo.
Confira o trailer:
Projeto 'Antes da Palavra' lança peças sonoras produzidas por Clara Delgado
O projeto Antes da Palavra lança podcast contando sobre o processo de criação das canções do disco. Nesta peça sonora, Clara Delgado recolhe fragmentos de áudios, poemas e músicas e compõe um corpo que escreve um capítulo anterior ao seu primeiro álbum, lançado no fim de 2021. Pode-se dizer que a linha que costura esses fragmentos é o seu encontro com o parceiro Flávio Henrique, áudios que trocavam durante o processo, os registros feitos das canções, quando estavam em estado embrionário, ou recém-nascidas. Aqui, o ouvinte poderá ter as pistas do processo criativo do álbum ou, antes mesmo, “bem antes da palavra”, da poesia e das vozes que constituem seu primeiro álbum.
Ouça.
A peça sonora “bem antes da palavra” foi produzida com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte com patrocínio do UniBH.
Se eu contar, você escuta?
“Se eu contar, você escuta” estreia no canal de televisão mineiro TV Serra Geral no dia 18 de
maio às 20h e a partir do dia 20 ocupa as salas de cinema de diversas regiões do país. A data
do lançamento foi escolhida para coincidir com o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à
Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.Saiba mais sobre o documentário apoiado pelo UniBH em: seeucontar.com.br
Embaúba Play
Com uma proposta inédita no país, a Embaúba Play traz acessibilidade a produção nacional recente e obras inéditas a partir de um recorte curatorial.
Nessa plataforma teremos a aquisição de filmes será avulsa, não sendo necessário uma assinatura fixa como nos serviços de streaming. Os longas-metragens custam menos que R$ 10 (US$ 1,50) e os filmes podem ser vistos em até 72 horas. Além disso, haverá também diversos conteúdos gratuitos. Muito legal, né!? Então corre para conhecer e indicar aos amigos!
Para conferir os filmes, acesse: http://embaubaplay.com
Caderno de Leituras
A coleção Caderno de Leituras publica ensaios breves inéditos ou de rara circulação. Não há unidade temática ou formal – o que os reúne é talvez o desejo de estar atento ao que inquieta, ao incerto, ao dissonante.
Para conferir os texto publicados, acesse o site.
O acesso aos textos é gratuito.
A Pagossa de Lucas Fainblat e Vini Ribeiro
São 12 canções autorais, compostas pelo duo e os parceiros Djonga, Ederson Melão, Felipe Bastos, Gustavo Maguá, Pedro Flores e Zé Mauro. O repertório inaugura o gênero “pagossa”, de grande apelo popular, que concilia elementos do Pagode e da Bossa Nova em letras bem-humoradas, ritmos sincopados e estruturas harmônicas inovadoras.
As canções já estão disponíveis nas plataformas virtuais e você pode conferir uma das canções aqui.