Lei de Incentivo à Cultura Lei de Incentivo à Cultura
 

Lei de Incentivo à Cultura

Como funciona

UniBH é Mais Cultura

O UniBH é uma das mais tradicionais instituições da rede particular de ensino superior de Belo Horizonte. Em mais de cinco décadas de atuação, somos reconhecidos por ser uma escola aberta e próxima da comunidade, que mantém posição de destaque na área de educação pelo constante investimento em metodologias inovadoras de ensino e tecnologia.

Temos Belo Horizonte no nome e em nossa veia, por isso apoiamos a cultura em todas suas manifestações na cidade. Ao figurarmos entre os 5 maiores incentivadores da capital, fomentamos a produção cultural em nossa cidade e demonstramos o valor que a cultura tem para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e democrática.

Para informações e envio de projetos para submissão de aprovação, entre em contato conosco pelo e-mail: [email protected]

Conheça abaixo alguns dos projetos patrocinados pelo UniBH.

 


  • 15ª Verão Arte Contemporânea

    O Verão Arte Contemporânea (VAC) está de volta para a sua 15ª edição, após dois anos sem o evento na capital em razão da pandemia de Covid-19. O projeto se inicia no dia 16 de janeiro (segunda-feira) e terá uma excelente programação até o dia 05 de fevereiro. Reunindo artistas locais e nacionais em 12 atividades, durante 21 dias, em 7 espaços culturais de Belo Horizonte, todas as atividades do VAC terão entrada franca. Debutando, o VAC volta repaginado e em constante mudança. Agora, ainda mais contemporâneo e com uma promessa multiplicadora, o VAC irá mergulhar os belo-horizontinos em uma verdadeira experiência sensorial e de pertencimento artístico. Neste ano, o festival, que é realizado e idealizado pelo Grupo Oficina Multimédia (GOM) e conta com apresentação e patrocínio do UniBH, retoma o formato presencial em todas as suas atividades.

    Mais informações e a programação completa no site: www.veraoarte.com.br.

  • forumdoc.bh – Festival do Filme Documentário e Etnográfico

    O forumdoc.bh – Festival do Filme Documentário e Etnográfico, fórum de antropologia e cinema – foi criado em 1997, com o objetivo de compartilhar filmes aos quais não tínhamos acesso em salas de cinemas convencionais.

    Com o patrocínio UniBH, o forumdoc.bh promove masterclasses com diretoras, e diretores, e oficinas de realização com formadores(as) e coletivos convidados, destacando-se cineastas indígenas.

    Não deixe de participar!

    Acesse: forumdoc.org.br/

  • segundaPreta - 11ª temporada

    O projeto apoiado pelo UniBH via lei de incentivo à cultura, reúne uma programação de trabalhos de artes cênicas feitos por artistas pretos e pretas.

    As apresentações e debates podem ser conferidos no Canal do Youtube da segundaPRETA – https://www.youtube.com/channel/UCQPliEBHIYYzRpQNRdP093A

    Conheça melhor o projeto e confira a programação completa no site: www.segundapreta.com

  • Lançamento do livro "Sobre o rio"

    Artista mineira Isabela Prado lança o livro Sobre o rio e amplia a discussão promovida por sua obra mais recente: a intervenção urbana que sinalizou com placas os córregos invisibilizados no perímetro central de Belo Horizonte. Além de registrar o histórico da obra da artista e professora da Escola de Belas Artes da UFMG, a publicação reúne textos inéditos de autores especializados.

    O projeto Sobre o rio: uma intervenção urbana permanente nas ruas da capital mineira foi produzido com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte com patrocínio do UniBH.

  • Lançamento do filme Kevin

    No dia 03/11, o Cine Belas Artes recebe a estreia do filme “Kevin”, dirigido e estrelado pela roteirista e diretora, Joana Oliveira e que foi realizado com apoio do UniBH, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. 

    Sinopse – É a primeira vez que Joana, brasileira, visita Kevin, na Uganda (África). Elas se conheceram há 20 anos, quando estudaram juntas na Alemanha, e faz muito tempo que não se veem. A partir desse encontro, o filme tece a fina trama que é uma conversa entre duas amigas: as histórias do passado, os desejos, os caminhos trilhados, os diferentes modos de encarar os desdobramentos da vida. Disso ressurge um elo de amor e parceria que resiste à distância e ao tempo.

    Confira o trailer:

     

     

     

  • Projeto 'Antes da Palavra' lança peças sonoras produzidas por Clara Delgado

    O projeto Antes da Palavra lança podcast contando sobre o processo de criação das canções do disco. Nesta peça sonora, Clara Delgado recolhe fragmentos de áudios, poemas e músicas e compõe um corpo que escreve um capítulo anterior ao seu primeiro álbum, lançado no fim de 2021. Pode-se dizer que a linha que costura esses fragmentos é o seu encontro com o parceiro Flávio Henrique, áudios que trocavam durante o processo, os registros feitos das canções, quando estavam em estado embrionário, ou recém-nascidas. Aqui, o ouvinte poderá ter as pistas do processo criativo do álbum ou, antes mesmo, “bem antes da palavra”, da poesia e das vozes que constituem seu primeiro álbum.

    Ouça.

    A peça sonora “bem antes da palavra” foi produzida com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte com patrocínio do UniBH.

  • Se eu contar, você escuta?

    “Se eu contar, você escuta” estreia no canal de televisão mineiro TV Serra Geral no dia 18 de
    maio às 20h e a partir do dia 20 ocupa as salas de cinema de diversas regiões do país. A data
    do lançamento foi escolhida para coincidir com o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à
    Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

    Saiba mais sobre o documentário apoiado pelo UniBH em: seeucontar.com.br 

  • Embaúba Play

    Com uma proposta inédita no país, a Embaúba Play traz acessibilidade a produção nacional recente e obras inéditas a partir de um recorte curatorial.

    Nessa plataforma teremos a aquisição de filmes será avulsa, não sendo necessário uma assinatura fixa como nos serviços de streaming. Os longas-metragens custam menos que R$ 10 (US$ 1,50) e os filmes podem ser vistos em até 72 horas. Além disso, haverá também diversos conteúdos gratuitos. Muito legal, né!? Então corre para conhecer e indicar aos amigos!

    Para conferir os filmes, acesse: http://embaubaplay.com

  • Caderno de Leituras

    A coleção Caderno de Leituras publica ensaios breves inéditos ou de rara circulação. Não há unidade temática ou formal – o que os reúne é talvez o desejo de estar atento ao que inquieta, ao incerto, ao dissonante.

    Para conferir os texto publicados, acesse o site.

    O acesso aos textos é gratuito.

  • A Pagossa de Lucas Fainblat e Vini Ribeiro

    São 12 canções autorais, compostas pelo duo e os parceiros Djonga, Ederson Melão, Felipe Bastos, Gustavo Maguá, Pedro Flores e Zé Mauro. O repertório inaugura o gênero “pagossa”, de grande apelo popular, que concilia elementos do Pagode e da Bossa Nova em letras bem-humoradas, ritmos sincopados e estruturas harmônicas inovadoras.

    As canções já estão disponíveis nas plataformas virtuais e você pode conferir uma das canções aqui.