Duração: 8 semestres
Titulação: Bacharelado
Turno(s): matutino, noturno.
Unidade(s): Buritis, Cristiano Machado.

Cuidar da alimentação é uma das formas mais eficazes de viver com mais saúde. Por isso, o UniBH investe na formação de profissionais de Nutrição cada vez mais capacitados para atender ao modelo de vida da sociedade atual.

Os alunos do curso de Nutrição do UniBH contam com diversos espaços para a prática, como a Clínica Integrada de Saúde, a Cozinha Experimental, o Laboratório de Análise Sensorial, a Mini-indústria de Alimentos e o Laboratório de Bromatologia e Análise de Alimentos. Todos eles, aliados aos projetos interdisciplinares e ao atendimento à comunidade, promovem rico aprendizado e preparam os estudantes para atuar da melhor forma no mercado.

 

Contato do coordenador: Fernanda Flores Nascimento - fernanda.nascimento@unibh.br

A profissão de nutricionista possui três grandes áreas básicas de atuação: área social ou saúde coletiva, área clínica ou dietoterapia e área de serviço de unidades de alimentação e nutrição.

Na área social, trabalha-se com grupos de indivíduos para a melhoria da qualidade de vida, e consequentemente, sua segurança alimentar, visando à educação nutricional, à orientação e à assistência nutricional a coletividades, com sua atuação focada na rede pública.

Na área clínica ou dietoterapia, prioriza-se o indivíduo e suas necessidades nutricionais específicas, prescrevendo e orientando a alimentação no sentido de prevenir ou curar patologias. O profissional presta assistência dietoterápica hospitalar, ambulatorial e em consultórios de nutrição e dietética, prescrevendo, planejando, analisando, supervisionando e avaliando dietas para enfermos.

Na área de alimentação coletiva, o nutricionista trabalha no planejamento, organização, direção, supervisão e avaliação de Unidades de Alimentação e Nutrição garantindo a qualidade das refeições produzidas em escala industrial.

Além destas três grandes áreas, o profissional nutricionista pode atuar na área de Marketing; desenvolver atividades de auditoria, assessoria e consultoria na área de alimentação; exercer controle de qualidade de alimentos em empresas e órgãos públicos; desenvolver e avaliar novas fórmulas ou produtos; integrar grupos de pesquisa; bem como aplicar conhecimentos com visão holística.

Resultantes da extensa discussão com nutricionistas, comunidade acadêmica e órgãos de classe, foram aprovadas as diretrizes curriculares nacionais do Curso de Graduação em Nutrição. A Resolução CNE/CES n.º 5, de 7 de novembro de 2001 (DOU de 9 de novembro de 2001 – Seção 1) em seu artigo 3º explicita o perfil do egresso:  “Nutricionista com formação generalista, humanista e crítica, capacitado a atuar, visando à segurança alimentar e à atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e a nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, pautado em princípios éticos, com reflexão sobre a realidade econômica, política, social e cultural”.

O perfil descrito norteou o processo de reformulação do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Nutrição do UniBH, juntamente com as determinações sobre as atividades a serem desempenhadas pelo nutricionista, contidas na lei que regulamenta o exercício da profissão (Lei 8234, de 17 de setembro de 1991, publicada no DOU de 18 de setembro de 1991). As principais competências e habilidades desenvolvidas são:

– Aplicar conhecimentos sobre composição, propriedades e transformações dos alimentos e seu aproveitamento pelo organismo humano, na atenção dietética;

– Contribuir para promover, manter e/ou recuperar o estado nutricional de indivíduos e grupos populacionais;

– Desenvolver e aplicar métodos e técnicas de ensino em sua área de atuação;

– Atuar em políticas e programas de educação, segurança e vigilância nutricional, alimentar e sanitária, visando à promoção da saúde em âmbito local, regional e nacional;

– Atuar na formulação e execução de programas de educação nutricional, de vigilância nutricional, alimentar e sanitária;

– Atuar em equipes multiprofissionais de saúde e de terapia nutricional;

– Avaliar, diagnosticar e acompanhar o estado nutricional; planejar, prescrever, analisar, supervisionar e avaliar dietas e suplementos dietéticos para indivíduos sadios e enfermos;

– Planejar, gerenciar e avaliar unidades de alimentação e nutrição, visando à manutenção e/ou melhoria das condições de saúde de coletividades sadias e enfermas;

– Realizar diagnósticos e intervenções na área de alimentação e nutrição, considerando a influência sociocultural e econômica que determina disponibilidade, consumo e utilização biológica dos alimentos pelo indivíduo e pela população;

– Atuar em equipes multiprofissionais destinadas a planejar, coordenar, supervisionar, implementar, executar e avaliar atividades nas áreas de alimentação, nutrição e saúde;

– Reconhecer a saúde como direito e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;

– Empreendedorismo, desenvolvendo atividades de auditoria, assessoria, e consultoria na área de alimentação e nutrição;

– Atuar no marketing em alimentação e nutrição;

– Exercer controle de qualidade dos alimentos em sua área de competência;

– Desenvolver e avaliar novas fórmulas ou produtos alimentares visando à sua utilização na alimentação humana;

– Integrar grupos de pesquisa na área de alimentação e nutrição;

– Investigar e aplicar conhecimentos com visão holística do ser humano, integrando equipes multiprofissionais.

Oferece aos alunos a oportunidade de realizar estágios em todas as áreas de competência do profissional nutricionista, permitindo um melhor aproveitamento do curso e preparando o aluno para enfrentar com mais segurança o mercado de trabalho. Possui um ambulatório próprio onde os alunos têm contato precoce com o atendimento social.
Tem o primeiro restaurante universitário de Belo Horizonte, proporcionando o contato do aluno com o mercado de trabalho, a partir de ofertas de estágio.
Oferece internato rural, no qual o aluno tem a oportunidade de aprimorar a prática no atendimento clínico e social e assim se tornar um cidadão mais ético.

Unidade De: Por:
Cristiano Machado (noite) 1.330,00 1.119,00*
Buritis (manhã e noite) 1.330,00 1.330,00

Valor referente ao pagamento até o 5º dia útil de cada mês, para ingressantes de 2018/2.

Laboratórios:

Bioquímica
Bromatologia
Microbiologia de Alimentos
Microbiologia Geral
Anatomia
Fisiologia
Avaliação Nutricional
Técnica Dietética
Biotério
Patologia
Parasitologia
Ambulatório
Cito-histologia

Associações de Classe
Conselho Regional de Nutricionistas da 9ª Região/Minas Gerais – CRN9
www.crn9.org.br

Conheça o infográfico do nosso Modelo de Ensino.