Nova Graduação e
Transferência

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da carga horária cursada**
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avaliados pelo MEC estão entre os melhores de BH.
*Bolsa não cumulativa com os demais descontos, bolsas e/ou financiamentos ofertados institucionalmente, exceto Fies e Prouni. Caso o aluno venha a obter o Fies, o desconto será mantido; caso obtenha o Prouni, os descontos se acumularão. A transferência é regulada pelo edital publicado no site unibh.br/transferencia. Os candidatos que possuem Prouni ou Fies deverão consultar o que deverá ser apresentado conforme edital. **Desde que seja para o mesmo curso e que o candidato tenha sido aprovado nas disciplinas cursadas, tendo concluído no máximo 50% do curso na instituição de ensino de origem.

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Quem pode transferir o curso e como é o processo?

Estudantes matriculados no UniBH que desejam trocar de curso:

1 – Cadastre-se;

2 – Acompanhe a sua requisição.

Estudantes matriculados em cursos de graduação em outras instituições de ensino:

1 – Cadastre-se;

2 – Para completar sua inscrição, somente o histórico escolar é obrigatório. Vá ao Centro de Atendimento ao Candidato (CAC) de qualquer campus UniBH munido do original ou cópia autenticada.

Documentos obrigatórios para matrícula (uma cópia destes documentos):

  • Certificado de conclusão do Ensino Médio ou de curso equivalente;
  • Histórico escolar do Ensino Médio;
  • Diploma (no caso de curso profissionalizante do Ensino Médio);
  • Certidão de nascimento ou de casamento;
  • Prova de quitação com o serviço militar (para maiores de 18 anos do sexo masculino);
  • Título de eleitor e comprovante de quitação com as obrigações eleitorais (para maiores de 18 anos);
  • Documento oficial de identidade;
  • CPF;
  • Comprovante de residência atualizado.

3 – Documentos originais que deverão ser fornecidos pela instituição de origem:

  • Declaração de matrícula ou de matrícula trancada (quando for o caso);
  • Sistema de avaliação da instituição de origem;
  • Declaração que contenha o número do instrumento legal que autorizou, reconheceu ou credenciou a instituição de origem (reconhecimento do curso);
  • Histórico escolar do curso de graduação;
  • Comprovante de situação no Enade;
  • Plano de ensino das disciplinas cursadas e das disciplinas em curso, com autenticação da instituição de origem.

4 – Acompanhe a sua requisição.

O que devo fazer para destrancar minha matrícula?

Para quem abandonou/trancou o curso:

1 – Cadastre-se;

2 – Acompanhe a sua requisição.

Quem pode solicitar uma nova graduação e como é o processo?

Ex-alunos do UniBH:

1 – Cadastre-se;

2 – Acompanhe a sua requisição.

Graduados em outras instituições de ensino que desejam cursar uma nova graduação no UniBH:

1 – Cadastre-se;

2 – Vá ao Central de Atendimento ao Calouro (CAC) do campus Buritis e Cristiano Machado, munido do original ou cópia autenticada + uma cópia destes documentos:

  • Conteúdo programático das disciplinas já cursadas
  • CPF
  • Documento oficial de identidade
  • Comprovante de residência
  • Certidão de nascimento ou casamento
  • Diploma registrado (original e cópia)
  • Certificado de conclusão do Ensino Médio ou de curso equivalente
  • Histórico escolar do Ensino Médio
  • Diploma (no caso de curso profissionalizante do Ensino Médio)
  • Prova de quitação com o serviço militar (para maiores de 18 anos do sexo masculino)
  • Título de eleitor e comprovante de quitação com as obrigações eleitorais (para maiores de 18 anos)
  • Documento oficial de identidade
  • Comprovante de residência atualizado

3 – Acompanhe a sua requisição.

Quem pode solicitar uma disciplina isolada e como é o processo?

Alunos de outras instituições que gostariam de cursar disciplinas avulsas no UniBH, para obter aproveitamento acadêmico em outra IES ou agregar conhecimento ao currículo de forma geral.

Quanto custa?

Nada. A inscrição é gratuita.

Quanto tempo para obter o resultado?

Até três dias úteis.

Qual a documentação necessária?

O candidato deverá entregar na Central de Atendimento ao Aluno da instituição participante, os documentos listados abaixo:

a) Declaração de Autorização para Cursar Isolada;
b) Carteira de Identidade (cópia simples acompanhada do original);
c) CPF do aluno e do responsável financeiro (cópia simples acompanhada do original);
d) Comprovante de endereço (para conferência no ato da matrícula);
e) Certificado Militar, para maiores de 18 anos (cópia simples acompanhada do original);
f) Título de Eleitor, para maiores de 18 anos (cópia simples acompanhada do original);
g) Certificado de conclusão do Ensino Médio ou de curso equivalente (cópia simples acompanhada do original);
h) Histórico Escolar do Ensino Médio (cópia simples acompanhada do original);

O resultado será informado ao candidato através de e-mail e/ou acompanhamento do processo em até 3 dias úteis, contados a partir da entrega da documentação.

Importante: a instituição de origem pode autorizar várias disciplinas, mas que deve ser verificado se não haverá choque da grade de horário dentro do semestre.

Onde faço minha matrícula?

A matrícula será feita, no campus Estoril, (estacionamento com entrada pela portaria II, Rua Líbero Leoni, 259, bloco C2), das 9h às 20h, em data que será informada ao candidato no momento da confirmação do resultado.

Qual o limite máximo de matrículas em disciplina isolada?

Para alunos regulares em outras instituições de ensino e portador de diploma em curso reconhecido, não haverá limite máximo para cursar disciplina isolada em nossa instituição.

Para alunos já matriculados em instituições do grupo Ânima (conheça aqui todas as IES), o limite máximo para cursar disciplina isolada é de 2 disciplinas em toda a vida acadêmica. Será necessária a solicitação do protocolo “autorização para cursar disciplina isolada”, disponível no CAA de acordo com calendário acadêmico.

Clique aqui e acesse o edital.

* Acompanhe aqui a sua solicitação.

Quem pode fazer a inscrição da disciplina isolada – ADAPTI ?

Somente poderá se inscrever os alunos que já integralizaram 100% das disciplinas obrigatórias e optativas, e ficaram pendente as horas do Nivelamento Adapti.

Qual o prazo de análise?

Prazo de análise 3 dias úteis a contar da data de inscrição.

Como faço para me inscrever?

A inscrição será realizada presencialmente no CAA (Centro de atendimento ao aluno) do campus em que estuda.

 

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Financiamento

Você paga só a metade das mensalidades enquanto estuda. E o restante, só depois de se formar.

Quais as vantagens?

Você paga 50% durante o curso e os outros 50% após concluir o curso.

O pagamento das parcelas é no dobro do tempo do curso. Sem juros!

Pré-aprovação na hora.

Pode ser solicitado em qualquer época do ano.

Não precisa ter feito o ENEM.

Não precisa de conta bancária.

Você pode incluir até duas mensalidades em atraso.

Saiba mais.

Você garante uma bolsa integral, por até 5 meses, para continuar estudando tranquilo, caso fique desempregado.

Quais as vantagens?

A Garantia Estudantil é ideal para você ou o responsável pelo pagamento das mensalidades do seu curso, caso você fique desempregado. Você garante uma bolsa integral por até 5 meses para continuar estudando. Para ter a Garantia, associe-se ao Instituto Ampliar, por somente R$ 15,00 por mês.

Quem pode contratar?

Se você é calouro ou se já foi aluno de outra instituição. Se você se matriculou em outra instituição, após 1/10/2015, e transferiu o seu curso para um dos nossos centros universitários: Una, UniBH, Unimonte ou para a Universidade São Judas Tadeu.

Como pagar?

Você não paga nada à faculdade por esse benefício. Basta estar associado ao Instituto Ampliar, para o qual você pagará R$ 15,00 por mês como taxa associativa.

Saiba mais.

Você sabe o que é o FIES?

O Programa de Financiamento Estudantil – FIES é um projeto criado pelo Governo Federal com o objetivo de facilitar o acesso ao ensino superior em instituições privadas.

Os estudantes regularmente matriculados passam por uma seleção socioeconômica e análise do desempenho no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e podem conseguir financiar o curso até mesmo com zero de juros.

Conhece as novas modalidades?

O Novo FIES agora é mais abrangente. Com três modalidades diferentes, um maior número de pessoas tem a possibilidade de conseguir o financiamento. Veja:

FIES 1: 100 mil vagas com taxa de juros zero, renda familiar per capta de até 3 salários mínimos, com abrangência nacional.

FIES 2: 150 mil vagas com juros baixos, renda familiar per capta de até 5 salários mínimos e residentes no Norte, Nordeste e Centro Oeste.

FIES 3: 60 mil vagas com juros indefinidos, renda familiar per capta de até 5 salários mínimos, abrangência nacional.

Saiba mais.

O que é o ProUni

É um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

Quem pode participar

  • Estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais da própria escola;
  • Estudantes com deficiência;
  • Professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Nesse caso, não é necessário comprovar renda;
  • Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa;

Saiba mais

Empresas conveniadas possuem 30% de desconto em cima do valor líquido para novos ingressantes no segundo semestre de 2018.

Esse benefício é concedido semestralmente para colaboradores/associados/afiliados e seus respectivos dependentes em linha reta, filhos, companheiros e cônjuges das conveniadas.

*Não contempla o curso de medicina.
**Não acumulativo com financiamentos Ampliar e Pravaler.
***Não incide sob matrículas e rematrículas.