1º Congresso Brasileiro de Diversidade, Equidade e Inclusão 1º Congresso Brasileiro de Diversidade, Equidade e Inclusão
 

Condei

1º Congresso Brasileiro de Diversidade, Equidade e Inclusão

Como funciona

A primeira edição do Congresso Brasileiro de Diversidade, Equidade e Inclusão reunirá especialistas no tema com o objetivo de discutir a importância da diversidade no ambiente corporativo e no ambiente educacional, além de compartilhar práticas realizadas na academia e nas organizações.

Por meio de palestras, mesas redondas e apresentações de artigos, estamos propondo a construção coletiva de conhecimento e práticas para tornar as organizações, as escolas e universidades ambientes mais inclusivos.

Congresso 100% on-line e ao vivo

 20 a 22 de outubro de 2022

Emissão de certificado para participantes

Anais do evento publicados em e-book


Saiba tudo sobre nosso
1º Congresso Brasileiro de Diversidade, Equidade e Inclusão

  • Edital e inscrições

  • Linhas temáticas

    • Corporativa

      Análises de cases, discussões teóricas e práticas sobre diversidade e inclusão nas organizações.

    • Educacional

      Análises de cases, discussões teóricas e práticas sobre diversidade e inclusão nas escolas, universidades e no processo de ensino e aprendizagem.

  • Programação

    • 20 de outubro

      14:00 – Sessão de abertura

      14:30 – Palestras

      Palestra 1: Educação Inclusiva

      Palestra 2: Equidade de Gênero nas organizações

      15:45 – Sessões paralelas

      17:30 – Mesas redondas:

      Mesa redonda 1: Pessoas com deficiência e o mercado de trabalho

      Mesa redonda 2: Boas Prática em Comunicação Inclusiva

      19:15 – Palestra: População LGBTQIAP+ e o mundo do trabalho: porque as organizações são o último armário?

    • 21 de outubro

      14:00 – Palestras

      Palestra 1: A questão do gênero no ensino das artes: da representação à potência da representatividade

      Palestra 2: Inclusão das pessoas com deficiência nas organizações

      15:15 – Sessões paralelas

      17:00 – Mesas redondas:

      Mesa redonda 1: Educação para uma sociedade mais justa e inclusiva: formação de professores em Diversidade, Equidade e Inclusão

      Mesa Redonda 2: Atração e Retenção de Talentos Negros

      19:00 – Palestra: Liderança feminina nas organizações

    • 22 de outubro

      9:00 – Sessões paralelas

      10:45 – Palestra: Mulheres e interseccionalidades, um recorte de gênero e raça

      11:45 – Sessão de encerramento

    • Observações

      *As sessões paralelas são formadas por pesquisas e cases submetidos pelos participantes inscritos e passam por avaliação do comitê técnico-científico do ConDEI. A programação das sessões será divulgada com antecedência para que as pessoas participantes possam escolher quais assistir.

      **A programação do evento poderá sofrer alterações.

  • Palestrantes confirmados

    • Arthur Bugre | Diversidade, Inclusão e transgeneridade

      É de Belo Horizonte, um homem negro retinto, transexual e neurodiverso. Ele é palestrante e mentor sobre diversidade e inclusão. Também é formado em jornalismo pela PUC Minas, fez o curso de história pela UFMG e é Fellow no ID_BR. Além disso, Bugre é colunista no Jornal Estado de Minas e ativista das causas negras e trans. No momento cursa pós-graduação em Diversidade e Inclusão nas Organizações. Ao longo de sua caminhada, Arthur Bugre aprendeu a ter orgulho de quem é e da sua essência. Ele transformou suas vivências e conhecimento em sua missão. Seu propósito é colaborar na construção de ambientes mais plurais e inclusivos por meio das Ilhas de Acolhimento!

    • Maristella Iannuzzi | CMI Business Transformation

      Executiva da área de tecnologia para grandes grupos internacionais há mais de 25 anos, hoje atua na transformação da Experiência do Cliente e na Gestão e Operação da Diversidade e Inclusão na sua Consultoria a CMI Business Transformation, também é Consultora da ONU Mulheres responsável pelos Princípios de Empoderamento da Mulher WEPs e Conselheira Consultiva da Mauricio de Sousa Produções. É idealizadora da plataforma Rota VCM – voltada para ajudar vítimas da violência doméstica, é Diretora do Programa Mentoria Colaborativa Nós por Elas nas áreas de Estratégia e Curadoria, foi nomeada Embaixadora da OBME- Organização Brasileira de Mulheres Empresarias, Embaixadora da MNE – Mulheres no E-Commerce e também Embaixadora da AMMS – Sou Segura Associação das Mulheres no Mercado de Trabalho.

    • Tânia Chaves | Interseccionalidades: gênero e raça

      Graduada em comunicação e especializada no uso de tecnologias em comunicação social. Tem mais de 30 anos de atuação nas áreas de publicidade e marketing. Ela tem passagem tanto no marketing de forma generalista, sendo gerente e coordenadora de marketing, quanto de forma especialista, com foco em mídia off-line e em produção de conteúdo. Tânia passou por empresas de diferentes setores, como shopping centers, indústrias, agências de publicidade, entidades de classe, órgãos públicos e atualmente está Especialista de Diversidade na Globo. LinkedIn Top Voices 2022. Ela acredita que a visão voltada para a diversidade nas organizações é de fundamental importância.

    • Mariana Rosa | Educação Inclusiva

      Jornalista, educadora popular, mulher com deficiência e mãe da Alice. É integrante do Coletivo Helen Keller, uma organização feminista em busca da construção de uma pauta política para Mulheres com Deficiência. É palestrante pela plataforma Nova Geração de Pais (NGP) que apoia famílias, empresas, escolas e profissionais na humanização das relações.

    • Gael Benitez | Diversidade, Inclusão e transgeneridade

      Homem trans, branco, pansexual, endossexo e sem deficiência. Jornalista, consultor de diversidade e inclusão e coordenador de comunicação. Entusiasta e especialista em comunicação para a diversidade, marceneiro de final de semana, permacultor e otimista por um futuro com equidade.

    • Patrícia Martins | RH e inclusão

      Designer Organizacional e Facilitadora para Transformação Cultural dos negócios. Prepara pessoas e empresas para viver o Futuro do Trabalho envolvendo Propósito, Significado, Diversidade e Integralidade. Psicóloga, Consultora e Empreendedora traz para as organizações conhecimento, experiência e sensibilidade para ler o contexto, a cultura e as necessidades do atual cenário. Psicóloga pela UFMG, com pós-graduação em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral e em Gestão no Mundo Contemporâneo pela FIA/USP, Formação em Liderança Sociocrática e Autogestão. Co-Founder do RH Experience. Com atuação na área de Designer organizacional, Cultura, Propósito, Autogestão e Diversidade.

    • Ciça Melo | Movimento Paratodos

      É fundadora do Movimento Paratodos, uma iniciativa que busca sensibilizar o maior número de pessoas sobre o universo da deficiência e levar o assunto para o cotidiano de todos. Formada em comunicação, é mestra em Psicologia Comportamental. Atua na área da pessoa com deficiência há dez anos, esteve na APAE DE SÃO PAULO e na Fundação Dorina Nowill. Hoje além do Paratodos, faz parte da diretoria do Instituto Apontar e do Banco da Providência.

    • Aldo Clécius | Diversidade e negritude

      Negro, gay, nordestino e ativista social. Pós-graduado em marketing e moda, mestrando em administração, como trendunter, professor, consultor em negócios colaborativos, diversos e economia circular. Founder do @movimentomcm (Moda Contemporânea Mineira de promoção de economia local, sustentável e inclusiva). Na área de moda, trabalha para ampliar as discussões e oportunidades para grupos LGBTQIA+, pessoas com deficiência, negros e combate a gordofobia e o ageismo.

    • Samira Spolidorio | Linguagem Inclusiva

      Mulher, feminista, educadora, tradutora e revisora textual. Formada em Letras, com especializações em língua portuguesa e língua inglesa, sempre se interessou pela relação entre língua(s), identidade(s) e cultura(s). Mestra em Linguística Aplicada, dedicou parte da sua pesquisa para a tradução como forma de acessibilidade audiovisual. Atualmente, é aluna de doutorado em Linguística Aplicada pela UNICAMP e estuda formação crítica e cidadã de profissionais da linguagem. Atua como tradutora e revisora para vários projetos de tradução que levam em conta a linguagem inclusiva/não-sexista.

    • Léo Drummond | População LGBTQIAP+ nas organizações

      Homem LGBTQIA+, consultor e palestrante sobre Diversidade e Inclusão. Tem 20 anos de experiência profissional. É também professor e pesquisador. Atualmente, leciona no Centros Universitários UNA (Belo Horizonte), onde já foi responsável por disciplinas como Diversidade Étnico-Racial, Sexual e de Gênero, e na Universidade de Jyväskylä (Finlândia). Tem experiências com formações em Diversidade, Equidade e Inclusão, apoiando organizações do Brasil e do exterior. Graduado em Jornalismo, tem pós-graduação em Produção e Crítica Cultural. Em sua pesquisa de mestrado, desenvolveu um modelo para produção de conteúdo audiovisual para cursos online de LIBRAS.

    • Samara Barbosa | Inclusão de pessoas com deficiência nas Organizações

      Filha de nordestinos, mãe atípica da Antonia e educadora. É cofundadora da Diversifica, onde atua como coordenadora do curso de pós-graduação em Diversidade e Inclusão nas Organizações. Mestre em Engenharia de Produção, especialista em inclusão da pessoa com deficiência. Possui também Experiência em projetos de inovação, educação e inclusão, desenvolvendo cursos, palestras, workshops, e materiais didáticos em temas relacionados à diversidade e inclusão.

    • Clara Teixeira | Equidade de Gênero nas Organizações

      Mulher, bissexual, profissional de marketing e educadora. Consultora especializada na temática de gênero. Diretora de marketing na Diversifica. Gerente de Projetos Acadêmicos na Ânima Educação. Graduada em Publicidade e Propaganda e mestre em Artes pela UFMG. Pós-graduada pela Universidade São Judas Tadeu e a Universidade de Tampere (Finlândia).

    • Flávia Virgínia | Equidade de Gênero nas Organizações

      Mulher, educadora, feminista, ativista da pauta descolonial e interseccional. Doutoranda em Filosofia pela UFMG, com pesquisa ligada às representações de gênero, por meio de uma investigação estético-política do corpo feminino nas artes. Mestra pela UFOP e especialista pela UFMG, também em Filosofia. Certificada em cursos em Ensino e Aprendizagem na Educação Superior e em Formação de Educadores pela Universidade de Tampere (Finlândia). com foco no Ensino-Aprendizagem da Educação Superior e Treinamento para professores. Graduada em Artes Plásticas pela UEMG e Design de Moda pela FUMEC. Atualmente se dedica à Educação, por meio da coordenação do projeto de Extensão Mosaico, com foco na discussão de gênero, diversidade e inclusão e do Projeto Loja Conceito, em parceria com o estilista Ronaldo Fraga.

    • Silvia Michelle | Feminismos e equidade de gênero

      Mulher, educadora e feminista. Mestre em Letras e especialista em Produção e Crítica Cultural e Revisão de Textos pela PUC Minas. Graduada em Comunicação Social – Relações Públicas pelo Centro Universitário Newton Paiva. Professora universitária nas áreas de Literatura, Educação, Produção Cultural, Planejamento, Mídias e Redação. Pesquisadora em poesia contemporânea, principalmente aquela produzida por mulheres. Coorganizadora e coautora do livro “Mulheres Comunicam: mediação, sociedade e feminismos”, publicado pela editora Letramento.

  • Condei: Política de descontos | Ações afirmativas

    • Regulamento

      Seguindo a nossa missão de construir uma sociedade mais justa e empresas com melhores resultados, a Diversifica apresenta a sua política para descontos e concessão de inscrições no ConDEI para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

      Esta ação tem como objetivo propiciar acesso à formação e ao desenvolvimento de pessoas para atuar na promoção da diversidade e inclusão, ajudando organizações e instituições de ensino a serem mais inclusivas e produtivas.

      Nossa política de descontos é direcionada para pessoas que atuam em ONG´s ou projetos sociais sem fins lucrativos parceiros. Para serem elegíveis ao benefício de 50% de desconto na inscrição do Congresso, os interessados devem se comprometer a divulgar o ConDEI para a sua comunidade.

      Como parte das nossas ações afirmativas, 10% das inscrições no Congresso serão disponibilizadas para o acesso gratuito ao evento de pessoas que fazem parte dos grupos historicamente minorizados no Brasil (mulheres, negros, LGBTQIAP+, pessoas com deficiência e 60+) que comprovem estar em situação de desemprego ou baixa renda.

      Para solicitar qualquer um dos dois tipos de benefício, basta preencher o formulário clicando aqui e aguardar o nosso contato por e-mail.

      Todas as solicitações serão analisadas pela organização do evento e aprovadas (ou não) com base no perfil do candidato e nos dados adicionais fornecidos, obedecendo o limite de 10% das vagas e uma distribuição justa entre os grupos. O resultado será divulgado no dia 06/10/2022, vamos considerar na seleção todos os inscritos até 05/10/2022.

  • Perguntas Frequentes (FAQ) | 1º Congresso Brasileiro de Diversidade, Equidade e Inclusão