O curso de Engenharia Mecânica, devido ao seu alto grau de universalidade, prepara o profissional para atuar em diferentes setores da indústria.

Além de atuar na indústria de base (mecânica, metalúrgica, siderúrgica, mineração, petróleo, plásticos, entre outras), são algumas das atribuições deste profissional:  projetar máquinas, ferramentas, equipamentos industriais e sistemas de aquecimento e refrigeração; monitorar e modernizar os processos de fabricação de produtos; planejar sistemas de controle e automação; gerenciar equipes multidisciplinares; e aplicar a gestão da qualidade.

O Engenheiro Mecânico ainda poderá atuar na indústria aeronáutica, desenvolvendo projetos aerodinâmicos e de cálculo estrutural; no setor de energia, desenvolvendo novas formas de conversão mecânica da energia; em acústica, desenvolvendo projetos para controle de ruídos; no setor automobilístico, desenvolvendo projetos para fabricação e manutenção de veículos; e em biotecnologia, desenvolvendo sistemas e dispositivos que auxiliem no diagnóstico e tratamento das doenças.

Se você é curioso e criativo, gosta de matemática e física, e se interessa pelas máquinas, pela construção de equipamentos e pelas inovações tecnológicas, venha para o UniBH e seja um Engenheiro Mecânico.

Atuação

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o mercado de trabalho das engenharias está aquecido no Brasil, em razão do aumento da produção industrial. Por fazer parte desse grupo, a Engenharia Mecânica se beneficia deste aquecimento, tornando seus profissionais bastante requisitados pelo mercado. Ainda de acordo com o IPEA, não há número suficiente de engenheiros mecânicos no país para dar conta da demanda que surge com o crescimento econômico e com as mudanças tecnológicas.

Diferenciais:

O UniBH é uma instituição totalmente inclusiva, que busca formar profissionais que saibam atuar de forma autônoma, trabalhar em equipe e que tenham conhecimentos multidisciplinares. Para tanto, as atividades intrínsecas do curso são centralizadas no aluno (aprendizado experiencial), baseadas na aplicação de metodologias científicas, pautadas pela ética, responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. No curso de Engenharia Mecânica, os alunos aprendem a usar a ciência para desenvolver ideias, aplicando tecnologias para resolver problemas.

 

Venha Para o UniBH
Detalhes sobre o curso nesta unidade:
Nosso Modelo de Ensino
Conhecer
Em um cenário profissional cada vez mais competitivo, um diferencial está na interseção entre conhecimento, habilidades e atitudes.

Alguma dúvida?

Mande seu email e telefone para falarmos com você!