Um passo em direção ao mercado

Um passo em direção ao mercado

2 / Maio / 2023

Curso de Publicidade e Propaganda do UniBH celebra mais um momento de ativação das agências publicitárias desenvolvidas por estudantes

Amanda Alves, Lincoln Moreira, Talissa Cardoso

Estudantes de Publicidade e Propaganda do UniBH apresentaram, nos dias 25 e 26 de abril, parte do trabalho de conclusão de curso proposto pelo curso. A ativação de suas agências publicitárias é uma tradição no Centro Universitário e consiste na apresentação de parte do projeto produzido no decorrer do semestre.
Segundo a professora Lorena Tárcia, a ativação das agências trata-se de um evento simbólico em que as empresas de comunicação planejadas pelos grupos como TCC se lançam no mercado. Isso acontece com um grande evento que deve refletir o propósito das empresas.

A coordenadora dos cursos de Comunicação do UniBH, Flávia Papini, salienta que, na trajetória dos(as) alunos(as), no momento da criação das agências, eles colocam em prática o conhecimento adquirido durante o curso. Deste modo, é possível aplicar na prática o que aprenderam nas Unidades Curriculares (UCs).

A motivação do evento de ativação das agências

A professora Juliana Lopes aponta que o objetivo da criação das agências dentro de um planejamento educacional e mercadológico é proporcionar aos alunos uma experiência teórico-prática, que os aproxime do mercado de trabalho e os prepare para os desafios da profissão. Além disso, a criação de agências dentro do ambiente acadêmico pode estimular a criatividade dos alunos e contribuir para o desenvolvimento de soluções inovadoras e eficazes em comunicação e marketing.

O processo de criação das agências, no entanto, apresenta alguns desafios para os estudantes. Juliana conta que os maiores desafios que os alunos enfrentam são: a gestão de tempo, a comunicação eficaz entre os membros da equipe, a elaboração de estratégias criativas e eficazes, assim como a apresentação dos trabalhos para os clientes reais.

A perspectivas dos alunos
Nesta última edição foram ativadas duas agências: Alôe, especializada em relacionamento focado no digital e marketing itinerante; e a Pulsus, uma agência de marketing cultural, que propõe e executa estratégias para promover um relacionamento humanizado com o cliente.
Para os estudantes, mesmo que haja dificuldades para a criação e para o lançamento das agências de publicidade, lançá-las é muito importante. Segundo o aluno Nikollas Máximo, representante da Agência Pulsus, é importante essa vivência para conseguirem ter uma visão macro do mercado no qual estão se inserindo. Assim, tendo a experiência prática de como é a formação de uma agência publicitária, como culminância do trabalho de conclusão de curso, os alunos se sentem mais preparados para atuar como profissionais na área.

Segundo o aluno Victor Brandes, representante da Agência Alôe, a ativação das empresas de comunicação ajuda a comprovar e vivenciar tudo o que foi estudado nos períodos da graduação. Além de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo dos anos. “A formação de uma agência dá aos alunos uma experiência diferente da experiência em estágios, agregando de forma grandiosa à vida dos futuros profissionais”, afirma Victor Brantes.